Da redação, AJN1
Enquete realizada ontem (10) pelo portal AJN1 e Jornal Correio de Sergipe, por meio do Instagram @ajn1_, apontou que 62,5% das pessoas são a favor da retomada das aulas presenciais, mesmo com a crise sanitária da covid-19 em vigor. Outros 37,5% disseram ser contra. Em quatro estados do país (Amazonas, Maranhão, Pará e Ceará) foi autorizado o retorno das aulas em escolas particulares.
Em Sergipe, por força de decreto estadual de enfrentamento à covid-19, as aulas presenciais estão suspensas desde o início da pandemia, em meados de março. Uma reunião entre o governador Belivaldo Chagas e técnicos da Secretaria de Saúde está agendada para 15 de outubro, ocasião onde será discutida a retomada das aulas presenciais, já que as bandeiras Verdes e Laranja, previstas no Plano de Retomada da Economia, estão em vigor, em virtude dos números de contaminações e mortes que vêm diminuindo a cada dia.
Divisão de opiniões
O resultado da enquete dividiu opiniões. Favorável ao retorno, Neto Guimarães disse que os alunos devem voltar, mas com “prudência”. Opinião semelhante tem Maria Franco: “Ainda tenho muitas dúvidas e medo. Mas acho que poderá voltar assim, com flexibilidade”.
Luana Luduvice expôs que é contra o retorno presencial. “Não acho seguro o retorno das aulas, principalmente de crianças, que não têm a noção de limites de distanciamento ou uso de máscaras. Mais vale a saúde dos filhos do que o ano escolar, que pode ser cursado novamente”.
Quem concorda com Luana é Daniela Campos. “Retorno com prudência? Será que as crianças menores sabem o que é prudência? O momento ainda requer muitos cuidados e prudência de ambas as partes. A população não está fazendo a sua parte”.