O Talibã assumiu o poder no Afeganistão duas semanas antes de os Estados Unidos concluírem a retirada de suas tropas após uma guerra que durou 20 anos.
Os insurgentes avançaram por todo o país, capturando todas as principais cidades em questão de dias, sem que as forças de segurança afegãs, treinadas e equipadas pelos EUA, oferecessem o mínimo de resistência.
Cenas de pânico estão sendo registradas desde ontem em Cabul. Milhares de pessoas tentam deixar o país pelo aeroporto, ainda controlado por tropas estrangeiras. O presidente afegão, Ashraf Ghani, também fugiu.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO AFEGANISTÃO?
O Talibã, grupo extremista islâmico que governou o país no final da década de 1990, voltou a assumir o controle do país. A invasão do Afeganistão liderada pelos Estados Unidos em 2001 expulsou os insurgentes do poder, mas eles nunca deixaram de fato o país. Depois da ofensiva que avançou pelo Afeganistão nos últimos dias, o governo apoiado pelo Ocidente entrou em colapso. Temendo pelo futuro, milhares de afegãos estão correram para o aeroporto de Cabul, uma das últimas rotas de fuga do país.
POR QUE AS PESSOAS ESTÃO FUGINDO DO AFEGANISTÃO?
Os afegãos estão preocupados que o país possa mergulhar no caos ou que o Talibã possa se vingar daqueles que trabalharam com os americanos ou com o governo apoiado pelo Ocidente. Muitos também temem que o Talibã imponha outra vez uma interpretação rígida da lei islâmica, como ocorreu quando os insurgentes governaram o país entre 1996 e 2001.
POR QUE O TALIBÃ ASSUMIU O CONTROLE DO PAÍS AGORA?
Provavelmente porque as tropas americanas devem se retirar do país até o final deste mês. Há anos os EUA tentam deixar o Afeganistão, para encerrar o que se tornou a guerra mais longa da história do país.
Para saber mais sobre o assunto, acesse o site da Valor
Fonte: Valor Econômico Mundo