ARACAJU/SE, 13 de setembro de 2025 , 13:30:44

Equipes de fiscalização intervieram em situações de descumprimento do decreto

 

Como ação rotineira da Prefeitura de Aracaju, este sábado (10), foi marcado por mais uma fiscalização integrada, reunindo agentes da Defesa Civil, do Procon Aracaju, da Guarda Municipal e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

A inspeção teve como foco o cumprimento do decreto nº 6.422, que proíbe a circulação de pessoas e a realização de atividades comerciais e esportivas, individuais ou em grupo, nas praias e orlas fluviais da capital.

O major Sílvio Prado, coordenador da Defesa Civil, explica que a fiscalização foi realizada com a divisão de atribuições: uma equipe ficou responsável pelo trecho da Cinelândia até a zona Sul e a outra equipe pela Coroa do Meio.

“Os maiores entraves que a gente vê de descumprimento do decreto estão relacionados aos surfistas. Hoje, pedimos inclusive apoio do Corpo de Bombeiros com a moto aquática, para que os surfistas fossem retirados do mar, porque estavam desobedecendo o pedido de retirada das guarnições”, detalha o coordenador.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, conta que mesmo com as fiscalizações constantes, ainda há pessoas descumprindo o decreto. Apesar das irregularidades encontradas, o secretário destaca que as pessoas têm sido solícitas quando abordadas pelos agentes. “Assim que falamos com elas, atendem e deixam a praia”, relata.

Luís Fernando comenta que o atual momento da pandemia demanda a cooperação de todos. “Entendemos que as pessoas estão cansadas, querem uma praia, mas é preciso fazer esse sacrifício, para que tenhamos o desafogo na questão dos leitos hospitalares. Então é cada um fazendo a sua parte para que a situação melhore e a gente possa ir reabrindo aos poucos”, orienta.

Fonte: AAN

Você pode querer ler também