A Escola Municipal Tennyson Fontes Souza, localizada no Povoado Muquém, em Itabaianinha (SE), conquistou uma das dez melhores práticas pedagógicas do país no 8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake, com o projeto “Valorização da produção das artesãs vassoureiras”. A cerimônia de premiação ocorrerá no sábado (14), a partir das 16h, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. O evento também contará com a exibição de mini documentários que apresentam os processos e resultados de cada projeto vencedor.
Na Tennyson Fontes Souza cerca de 30% dos estudantes têm colegas ou familiares envolvidos na produção de vassouras, prática de grande importância socioeconômica na região. Nesse contexto, a escola vem desenvolvendo, desde 2022, um trabalho de pesquisa e valorização da produção das artesãs vassoureiras, tendo como matéria-prima a pindoba, uma espécie de palmeira também conhecida como babaçu.
Os estudantes realizaram pesquisas e entrevistas com as vassoureiras, além de encontros, parcerias e uma exposição com os registros das artesãs. A iniciativa trouxe visibilidade para o território e para as artesãs, que passaram a ser incluídas nas agendas e encontros culturais do município e da região. Com o fortalecimento da comunicação entre as artesãs, o reconhecimento de sua importância socioeconômica e a valorização de seus saberes, houve também a expansão da produção de vassouras, além de adereços e acessórios de pindoba.
O Prêmio
Idealizado pelo Instituto Tomie Ohtake, o prêmio reconhece iniciativas pedagógicas em escolas públicas de todo o Brasil que fortalecem a conexão entre escolas, territórios e comunidades. Em sua oitava edição, o prêmio celebra projetos inovadores que integram saberes, culturas e tecnologias, transformando e valorizando os contextos educativos. O Prêmio Territórios tem o patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, com recursos captados via Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Confira os projetos premiados:
- Valorização da produção das artesãs vassoureiras – Escola Municipal Tennyson Fontes Souza, Itabaianinha (SE)
- Meu rio também é digital – Colégio Estadual Indígena Yvy Porã, Tomazina (PR)
- Mapeando Minha Quebrada – Escola Estadual Geraldo Jardim Linhares, Belo Horizonte (MG)
- Produção multimidiática em língua Macuxi – Escola Estadual Indígena Lino Augusto da Silva, Boa Vista (RR)
- Carnaúba 360º – Escola Municipal Aba Tapeba, Caucaia (CE)
- Super Atletas – Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Azevedo, Baía da Traição (PB)
- Eu, criança do Pelô – Escola Municipal João Lino, Salvador (BA)
- Meliponário e conscientização ambiental – Escola Municipal Terra Prometida, Aparecida de Goiânia (GO)
- Cartilha educacional sobre o batuque de umbigada paulista – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Capivari, Capivari (SP)
- Alfabetização de jovens, adultos e idosos em território ribeirinho – Unidade Pedagógica Nossa Senhora dos Navegantes, Belém (PA)
*Com informações Ascom Instituto Tomie Ohtake