Ao longo da vida, as pessoas sofrem perdas hormonais, minerais e fisiológicas. É natural do processo de envelhecimento, o que provoca cansaço e perda de imunidade, entre outras consequências. Entretanto, a medicina tem criado alternativas cada vez mais eficazes para minimizar esses efeitos. Entre elas está a soroterapia, uma abordagem que contribui para corrigir necessidades nutricionais, ajuda no aumento da massa magra e melhor a qualidade intelectual e física.
“A soroterapia é um tratamento médico sério, recomendado pelo médico a alguns pacientes, que pode ser utilizado tanto para suprir as necessidades minerais e, assim, melhorar a qualidade de vida, quanto no pós-cirúrgico. Nesse caso, a soroterapia ajuda numa recuperação mais rápida e segura em procedimentos cirúrgicos”, avalia o médico cirurgião-plástico Julian Gorini, especialista no assunto e à frente da Clínica Gorini.
O tratamento é uma abordagem eficaz para corrigir as necessidades nutricionais dos pacientes, contribuindo para o aumento da massa magra e a melhoria da qualidade intelectual e física. Esse procedimento pode ser utilizado tanto no planejamento das férias de verão quanto para assegurar uma recuperação mais rápida e segura no contexto cirúrgico. “O tratamento consiste na aplicação de soro na veia ou intramuscular, através do qual o médico administra nutrientes, vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos”, explica Julian.
Além do aumento da massa magra, da melhoria da qualidade intelectual e física e da recuperação pós-cirúrgica, a soroterapia ajuda a prevenir e tratar deficiências nutricionais, fortalece o sistema imunológico, contribui para o emagrecimento e até melhora a saúde da pele, do cabelo e das unhas. Entretanto, O Conselho Federal de Medicina orienta os pacientes a procurarem profissionais com credibilidade, a fim de evitar cair em falsas promessas. “Para realizar soroterapia, é necessário ter prescrição médica”, pondera o especialista.