O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para ocorrência de tempestades em até 17 estados do país entre esta sexta-feira (17) e o domingo (19).
Além das tempestades, o instituto alerta para a onda de calor, classificada em grau de severidade como de grande perigo, que abrange uma faixa que vai de Rondônia até o litoral do Espírito Santo.
Região Sul será a mais afetada
De acordo com o Inmet, a área que se encontra em grau de grande perigo fica entre o norte do Rio Grande do Sul e a maior parte de Santa Catarina, em uma faixa que vai da fronteira dos estados com a Argentina até o litoral, com ventos que devem superar os 100 km/h.
Recomendações:
- Desligar aparelhos elétricos e os quadros de energia;
- Procurar abrigo em caso de enxurrada ou alagamentos;
- Proteger com sacos plásticos os documentos e objetos de valor em caso de enxurrada ou alagamentos.
Além disso, o Instituto recomenda que as pessoas busquem a Defesa Civil (telefone 199) e os Bombeiros (193) para se informarem e pedirem socorro, se necessário
A Região Sul tem ainda outros dois alertas, classificados como grau de perigo. Os avisos de tempestade se aplicam ao Paraná e Santa Catarina inteiros e boa parte do Rio Grande do Sul –apenas a porção sul do estado está fora dos alertas.
As previsões são válidas para o período que se iniciou na madrugada desta sexta até o fim da noite do domingo.