Da redação, AJN1
O aracajuano Lucas José Dantas Alcântara, de 17 anos, conquistou o primeiro lugar geral na Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O mais novo calouro obteve 842.42 pontos de média, 990 pontos na redação e está apto a ingressar no curso o qual escolheu: Engenharia da Computação.
Lucas Alcântara é aluno do Colégio de Ciências Pura e Aplicada (CCPA) desde o 6º ano do Ensino Fundamental e sempre se destacou como um garoto estudioso e determinado. Além de passar em primeiro em Sergipe, ele também foi aprovado em 10º lugar no curso de Engenharia Mecatrônica da Universidade de São Paulo, um dos maiores centros acadêmicos do país.
“Estou muito feliz. É bom saber que o trabalho de todo ano deu resultado. Sempre quis cursar uma engenharia e vou decidir ainda qual delas vou cursar”, afirma.
Aplicado
O coordenador do CCPA, Leonardo Matos, é testemunho do esforço do jovem. “Ele sempre foi muito aplicado e o CCPA sempre primou pelo futuro dos nossos alunos. A trajetória dos nossos alunos, assim como a dele, é construída desde muito pequeno, com preparação, pensando sempre no futuro, nos desafios do mercado de trabalho, das novas profissões e vestibulares”, destaca o coordenador.
Leonardo Matos diz ainda que Lucas utilizou todas as ferramentas que a escola tinha a oferecer, desde simulados do Enem a estratégias de aula. “Porque as provas do Enem não exigem apenas conhecimentos acadêmicos, mas estratégia para responder a prova. Estamos felizes por ele”, parabeniza o coordenador do colégio, durante a festa dedicada aos aprovados.
Relação dos aprovados
A Pró-Reitoria de Graduação da UFS divulgou a relação de aprovados na chamada regular do Sisu UFS 2020. Agora, os selecionados devem ficar atentos ao cronograma de pré-matrícula, que será feita nos dias 30 e 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro. Segundo a UFS, cursos e campi seguirão cronogramas distintos.
Veja a lista de aprovados.
Texto atualizado às 18h28 para inserção da fala de Lucas Alcântara.