ARACAJU/SE, 14 de setembro de 2025 , 22:46:09

Morre naturalmente ex-reitor da Universidade Federal de Sergipe

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) emitiu nota de pesar pela morte do professor Clodoaldo Alencar Filho, de 88, ocorrida neste sábado (13). Clodoaldo foi secretário estadual de Educação em 1995 e ex-reitor da Universidade Federal de Sergipe (1988-1992). O ex-reitor teve morte natural.

Professor Clodoaldo era filho do poeta Clodoaldo Alencar e de dona Eurydice Fontes de Alencar. Nasceu em Estância-SE, formou-se em Letras-Inglês pela UFS e era membro da Academia Sergipana de Letras. Entre as suas obras, destaques para As intemporais (1977); Aracaju etc &tal (1980); Caledoscópio (1989).

Quando foi Reitor da UFS, Clodoaldo Alencar criou novos cursos de graduação, e incentivou várias políticas de natureza cultural, a exemplo da Mostra de Artes Plásticas da UFS, de incentivos a produção de filmes sergipanos, semanas de música erudita, além de incrementar o Festival de Arte de São Cristóvão.

“Quero manifestar o meu profundo pesar pelo falecimento do professor Clodoaldo. O estado de Sergipe e a nossa educação perdem um de seus grandes pensadores, articuladores e colaboradores. O professor Clodoaldo assumiu a UFS no período de retomada da democracia brasileira, acreditou e investiu na educação e na cultura visando a transformação da sociedade sergipana. Deixamos nossas condolências a sua família e amigos”, lamentou o professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, secretário de Estado da Educação de Sergipe.

O sepultamento  aconteceu às 10h deste domingo, no Cemitério Santa Isabel.

Você pode querer ler também