Da redação, AJN1
Examinadores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estão com as atividades paralisadas por tempo indeterminado desde a segunda-feira (5). A mobilização acontece em virtude do anúncio do corte de 50% no valor da comissão paga aos servidores para realização do serviço. Uma reunião entre a direção do Departamento e uma comissão de examinadores está prevista para acontecer nesta terça-feira (6) e a expectativa é que se chegue a uma saída para o problema.
A suspensão dos serviços revoltou várias pessoas que, alegando não terem sido informadas sobre a paralisação, foram até o local das provas do Detran. “Isso é uma vergonha. A gente chega aqui e fica sabendo que não vai ter prova. Agora eles bateram o ponto e depois foram embora. Então isso quer dizer que estão trabalhando”, disse um candidato que preferiu o anonimato.
Segundo o coordenador de exames do Detran, Lucival Vieira, os candidatos que por conta da paralisação não realizaram as provas práticas não serão prejudicados e uma nova data será agendada. Ele explicou que o serviço também foi suspenso nas cidades do interior onde são realizadas as provas de direção veicular.
O corte no valor das comissões atende a uma determinação do governo do estado e faz parte do plano de contenção de gastos anunciado no final de janeiro.