O excesso de velocidade e a combinação entre bebidas alcoólicas e direção estão entre as principais causas dos acidentes no trânsito, aumentando assim as chances da ocorrência de óbitos.
De acordo com a soldado Rayanne Gois, integrante da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), o excesso de velocidade impacta na capacidade de controle do veículo, pois diminui o tempo de reação do condutor e aumenta, inevitavelmente, a possibilidade e a probabilidade de ocorrência de acidentes, muita vezes fatais. “Podemos relacionar, dentre as principais causas, a velocidade incompatível, isto é a condução em uma velocidade acima daquela permitida pela via”
Além da velocidade, outra causa dos acidentes fatais é o consumo de bebidas alcoólicas. “O álcool é uma substância que depleta o nosso sistema nervoso central. Por depletar, o álcool diminui capacidades cognitivas como atenção e a percepção da realidade. Isso, infelizmente, vai fomentar a probabilidade e a possibilidade de ocorrência desses acidentes”, explica Rayanne Gois.
O uso do álcool associado a direção veicular é um fator decisivo na ocorrência de acidentes fatais. “Infelizmente, o que temos verificado, diante das nossas fiscalizações, é que esses acidentes, quando estão relacionados ao consumo de bebida alcoólica e a outras substâncias que mexem com a percepção da realidade, são, via de regra, fatais”, dstaca a soldado.
Campanha Eu Sou o Trânsito
Durante o mês de setembro, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Detran/SE e CPTran realizam a ‘Campanha Eu Sou o Trânsito’ reforçando a importância dos cuidados de todas as pessoas – condutores de veículos, pedestres e ciclistas – para um trânsito seguro. A campanha está sendo realizada no mês de setembro em alusão à ‘Semana Nacional do Trânsito’, que acontece entre os dias 18 e 25.
Também apoiam a campanha Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Sergipe), Grupamento Tático Aéreo (GTA/SSP), Delegacia Especial de Delitos de Trânsito (PCSE), Instituto Médico Legal (IML/Polícia Científica), Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv/PMSE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (Capital e interior) e Grupo Energisa.
*Com informações Ascom SSP