O foyer do Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, no edifício-sede do Ministério Público de Sergipe (MP-SE), recebe, nesta semana, a exposição de peças de artesanato confeccionadas nas unidades prisionais do estado. A mostra é resultado de uma ação conjunta entre o MP-SE e as Secretarias de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e da Comunicação Social (Secom).
Além de dar visibilidade às habilidades artísticas e técnicas das pessoas privadas de liberdade, a iniciativa fortalece a política de reintegração social por meio do trabalho e da qualificação profissional. A ação também marca a expansão de cursos profissionalizantes nas nove unidades prisionais de Sergipe, com foco em áreas com potencial de empregabilidade.
Durante a solenidade de abertura, nessa segunda-feira (28) foi assinada a autorização para renovação da cessão do ônibus da cidadania à Seteem. O veículo, que permanecerá à disposição da Secretaria, será utilizado para promover ações voltadas à inclusão produtiva em todo o estado.
A exposição reúne peças desenvolvidas em oficinas realizadas nos presídios sergipanos, como marcenaria, costura, crochê, pintura e itens decorativos. Também estão expostos produtos do Projeto Recria, que transforma lonas descartadas de eventos públicos em ecobags, aventais e acessórios, promovendo o empreendedorismo sustentável, a responsabilidade ambiental e a geração de renda.
Para o procurador-geral de Justiça Nilzir Soares Vieira Junior, a ação simboliza um esforço coletivo pelo fortalecimento de políticas públicas voltadas à dignidade e à cidadania. “É uma alegria imensa receber mais uma edição do Projeto Recria, essa grande união de instituições em torno da ressocialização dos integrantes do sistema carcerário, em particular das detentas, uma oportunidade para a sociedade sergipana conhecer mais esse trabalho. É um esforço conjunto entre as instituições – e o Ministério Público de Sergipe faz parte delas – para que essas mulheres, que em algum momento da vida cometeram erros, possam se reintegrar à sociedade”, enfatizou”, destacou o PGJ.
A proposta é que, nos próximos meses, ao menos dez novos cursos sejam ofertados, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Seteem.
A exposição permanece aberta à visitação interna no edifício-sede do MP-SE durante esta semana.
Fonte: MP-SE
Foto: Alisson Mota