ARACAJU/SE, 29 de novembro de 2024 , 1:43:19

logoajn1

Exposição fotográfica “Flor de Lótus” celebra 18 Anos da Lei Maria da Penha no TJSE

 

Para comemorar os 18 anos da Lei Maria da Penha, o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), através do Memorial do Judiciário e da Coordenadoria da Mulher, realizará a exposição fotográfica “Flor de Lótus”. A abertura ocorrerá no dia 7 de agosto, a partir das 18h30, no Memorial do Judiciário, localizado na Praça Olímpio Campos, 417, e contará com uma apresentação da cantora Winnie Souza.

O fotógrafo Filipe Mateus dos Santos Lima capturou imagens de 19 mulheres que superaram situações de violência doméstica e familiar para a exposição. O nome “Flor de Lótus” foi escolhido por simbolizar a jornada dessas mulheres. Assim como a flor de lótus, que floresce em águas turvas e abre suas pétalas ao nascer do sol, as mulheres retratadas representam resistência e renascimento diante da dor.

A Lei Federal 11.340, sancionada em 7 de agosto de 2006 e conhecida como Lei Maria da Penha, criou mecanismos para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. Maria da Penha Maia Fernandes, nascida no dia 1º de fevereiro de 1945, em Fortaleza (CE), farmacêutica bioquímica, ficou paraplégica após ser violentada pelo marido em 1983. Seu caso foi denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) e inspirou a criação da lei no Brasil.

Escolas e grupos interessados em visitas guiadas ao Memorial do Judiciário podem agendar pelo e-mail memorial@tjse.jus.br ou pelo telefone (79) 3226-3489. O Memorial está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, e o acesso é gratuito.

*Com informações Agência TJSE

Você pode querer ler também