A Secretaria Municipal da Cultura (Secult) e a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) realizam, a partir desta sexta-feira (31), a exposição “Vida e Obra de Luiz Antonio Barreto: O Senhor Sergipanidade”, em homenagem ao historiador, escritor e pesquisador , que passa a dar nome ao Centro Cultural de Aracaju agora denominado Centro Cultural Palácio-Museu Luiz Antonio Barreto, conforme o Projeto de Lei nº 362/2025, aprovado pela Câmara Municipal de Aracaju.
“Esse reconhecimento veio num momento em que a cultura em nossa cidade passa por um novo ciclo. Luiz Antonio Barreto foi uma das maiores representatividade da cultura de Sergipe e nos orgulha muito fazer parte desse projeto”, disse o secretário de Cultura de Aracaju, Paulo Corrêa.
“O Senhor Sergipanidade”
A mostra marca o momento simbólico de inauguração do novo patrono do equipamento cultural e destaca a relevância de Luiz Antonio como um dos maiores nomes da cultura sergipana. O espaço reúne itens pessoais, obras literárias e certificações pertencentes ao acervo do pesquisador, cedido temporariamente pela Universidade Tiradentes (Unit).
“A exposição convida o público a visitar e conhecer a trajetória de Luiz Antonio Barreto e sua contribuição decisiva para a formação da identidade cultural de Sergipe conceito que ele próprio ajudou a consolidar e que inspira o termo “sergipanidade”, expressão que traduz o sentimento de pertencimento e orgulho pela cultura local”, explicou a diretora do Centro Cultural, Salete Martins.
A exposição “Vida e Obra de Luiz Antonio Barreto: O Senhor Sergipanidade” segue aberta ao público até o dia 19 de Janeiro de 2026. O Centro Cultural Palácio-Museu Luiz Antonio Barreto fica localizado na Praça General Valadão, no Centro de Aracaju. A visita é gratuita.
Fonte: AAN
 
								 
															





 
															