ARACAJU/SE, 28 de novembro de 2024 , 23:48:10

logoajn1

Falta de água em São Cristóvão chega a 30 dias

Da redação, AJN1

 

 

Os moradores do município de São Cristóvão, distante 23 km da capital, se dirigiram, na manhã desta quarta-feira (23), à sede do Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (Saae), responsável pelo fornecimento na cidade, para “celebrar” o aniversário de 30 dias sem cair uma gota sequer de água das torneiras.

 

Sem ter a quem recorrer, os moradores levaram bolo, vestiram nariz de palhaço e cantaram os “parabéns” com dedicação exclusiva à direção da empresa, na tentativa de externar o quão estão revoltados com a situação de não ter um copo d’água para beber ou fazer as devidas limpezas íntimas.

 

“Nós não estamos mendigando água, a gente paga por ela e essa empresa deixa a gente sem água para beber, cozinhar, tomar banho. As famílias estão indo buscar água em bicas, é vergonhoso e humilhante essa situação. Alguém tem que olhar por nós. Não tem nada a comemorar, são trinta dias sem saber o que é tomar banho de chuveiro”, bradou uma das moradoras.

 

“Sistema caótico”

 

Procurado, o diretor Técnico Operacional da Saae, Roberto Leão, admitiu, sem delongas, que o sistema da empresa está caótico.

 

“Nós temos dois sistemas de abastecimento parados, um está em função de queda de energia, porque estava rodando com a vasão baixa. Nesse período, nós sentimos também a perda da vasão na cidade alta. Quando entrei na Saae, em 2013, já havia problemas estruturais. Temos problemas na parte de distribuição, por exemplo, e a situação da estrutura é caótica e não depende da gente”, disse o diretor, ao explicar que o Saae é subordinado à Prefeitura de São Cristóvão.

 

Triste com a situação, Roberto Leão disse que entende a crítica da população, principalmente com relação a cor da água que sai das torneiras, quando ela aparece.

 

“Os moradores reclamam da água suja que chega nas torneiras, isso acontece porque a estação de tratamento, que atende a parte histórica da cidade, está defasada, cheia de lama. Estou sendo transparente com o novo gestor do Saae que virá com a nova gestão da Prefeitura ano que vem”, concluiu, sem soltar uma palavra de alento aos moradores.

 

Com isso, o desabastecimento deve continuar nos próximos dias, para desespero da população.

Você pode querer ler também