ARACAJU/SE, 13 de maio de 2025 , 13:39:32

Faróis de Aracaju são repletos de história

Farol é uma torre alta, próxima do mar, cuja função é ajudar na navegação de grandes e pequenas embarcações. Os faróis sempre foram fundamentais para que os navios evitassem a proximidade com locais de perigo, além de sinalizar onde fica a costa ou um porto. Antigamente, eram construídos em terra firme, no entanto, com o passar do tempo, muitos deles passaram a ser vistos em plataformas bem no meio do mar. Essas construções foram evoluindo, passando de locais que utilizavam fogueiras como fonte de luz, até chegar nas lâmpadas de alta potência vistas até hoje. Em Aracaju, existem dois faróis, sendo um ativo, embora ambos sejam utilizados como pontos turísticos. 

No bairro Farolândia, Zona Sul da capital sergipana, uma das regiões de maior crescimento da cidade, encontra-se um farol, conhecido por muitos como Antigo Farol. Ele foi inaugurado em 1861, com 35 metros de altura. Eram características da época os coqueirais e as dunas de areia. Em 1881, a atalaia de madeira ameaçou a ruir. O diretor de Faróis, capitão-tenente Pedro Benjamim Lima, solicitou a substituição por uma torre de cantaria ou alvenaria com 25 metros de altura. O pedido não foi atendido.

Em 27 de março de 1884, um incêndio consumiu a sentinela. No mesmo ano foi providenciada uma torre provisória que funcionou até 1886, quando teve início a construção de uma torre metálica que receberia um aparelho luminoso, ambos (ferro e equipamentos) oriundos da França. A nova estrutura foi inaugurada no dia 7 de setembro de 1888. 

O farol consistia numa torre metálica de forma trocônica sob esteios de rosca (sistema Mitchel), tendo na base a casa dos faroleiros e no cume um aparelho lenticular que utilizava o querosene como fonte de energia. A luz branca cintilante poderia ser vista a 17 milhas da costa em tempo claro. 

Esse farol foi desativado em 16 de julho de 1991, quando foi aceso o novo farol de Aracaju, no bairro Coroa do Meio, em 12 de julho de 1991. Durante o intervalo de quatro dias foi instalada uma lanterna de emergência para que o equipamento fosse transferido do velho, para o novo farol.

Dessa forma, o Antigo Farol tornou-se um patrimônio histórico e atrativo para turistas e moradores da cidade. A estrutura de ferro permanece até hoje e em seu redor, foi construída uma praça onde existe paisagismo, área de lazer e uma grande universidade nas proximidades.

Coroa do Meio

O bairro Coroa do Meio é conhecido por suas praias e também pelo farol que leva o nome do bairro. Depois que o Antigo Farol foi desativado, houve a necessidade da criação de um novo. O motivo se deu por conta da crescente construção de prédios ao redor do antigo. Com 40 metros, o Farol da Coroa do Meio é um dos pontos mais conhecidos da cidade e bastante visitado por turistas que acabam conhecendo a Orla da Atalaia.

Você pode querer ler também