ARACAJU/SE, 7 de dezembro de 2025 , 23:43:47

Fé e tradição marcam 67ª Peregrinação de Nossa Senhora Divina Pastora, no interior de Sergipe, neste fim de semana

 

Neste fim de semana, nos dias 18 e 19 de outubro, o município de Divina Pastora, no leste sergipano, volta a ser palco de uma das maiores manifestações de fé do estado: a 67ª Peregrinação de Nossa Senhora Divina Pastora. Declarada Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe em 2014, a romaria mobiliza milhares de devotos e reafirma a importância da tradição religiosa para o povo sergipano.

O evento é uma realização do Santuário da Divina Pastora, em parceria com a Arquidiocese de Aracaju e as Dioceses de Estância e Propriá, e conta com apoio cultural do governo do estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), além do suporte da Prefeitura de Divina Pastora.

O governador Fábio Mitidieri destacou a importância da tradicional peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora e o compromisso do governo do Estado em apoiar o evento. “A Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora é uma das expressões mais fortes da fé e da identidade do povo sergipano. Nosso governo tem se empenhado em oferecer todo o apoio necessário para que esse grande momento aconteça com organização, segurança e acolhimento. Mais do que garantir a estrutura, reafirmamos nosso compromisso com as tradições que marcam a história de Sergipe e com o respeito à fé que une e fortalece os católicos sergipanos”, afirmou.

O presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Gustavo Paixão, destacou a relevância da peregrinação como manifestação de fé e expressão da identidade cultural sergipana. “A Peregrinação de Divina Pastora é um símbolo da nossa fé e da nossa história. Cada edição reafirma o quanto a cultura e a religiosidade estão entrelaçadas na vida do povo sergipano. É um evento que preserva a nossa memória e mantém viva uma das maiores expressões culturais de Sergipe”, ressaltou.

Para o reitor do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Divina Pastora, padre Jhonatan Farias, a peregrinação é o maior evento religioso de Sergipe e um símbolo da fé e da cultura do povo sergipano. Reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial desde 2014 e tendo Nossa Senhora Divina Pastora proclamada padroeira do estado em 2017, a romaria também representa um importante movimento de devoção e tradição. “O apoio do Governo de Sergipe e da Funcap tem sido fundamental para que essa festa cresça a cada ano, com mais estrutura, segurança e acolhimento aos romeiros. A celebração movimenta a economia local e atrai milhares de fiéis, transformando a cidade em um verdadeiro santuário a céu aberto. É graças a essa parceria que conseguimos realizar um evento tão grandioso, que une fé, cultura e desenvolvimento para todo o estado”, destacou.

Programação completa

Sábado (18/10)

18h – Show com Aryell do Acordeon

19h – Procissão com a imagem da Divina Pastora do Cruzeiro até o palco

20h – Missa de abertura da 67ª Peregrinação no palco

21h30 – Show com Jonny Mendes

00h – Missa no Santuário

 

Domingo (19/10)

Manhã

5h – Missa no Santuário

5h – Missa em Riachuelo

6h – Saída da imagem da Divina Pastora de Riachuelo para Divina Pastora, trazida pelos peregrinos, com a presença de Dom Josafá

7h – Terço de Nossa Senhora e animação

9h – Missa no palco

10h45 – Animação

11h – Adoração

11h40 – Testemunhos de Esperança

 

Tarde

13h – Show com Padre Jhonatan (Gravação de DVD)

15h – Missa de encerramento no palco

Foto: Arthuro Paganini

 

Você pode querer ler também