A Prefeitura de Aracaju entregou, nessa segunda-feira (27), o novo espaço destinado à realocação dos ambulantes que comercializam frutas, verduras e hortaliças. A iniciativa faz parte do plano de reorganização da área central, idealizado pela prefeita Emília Corrêa. O novo espaço, batizado de Feira Livre do Centro, conta com bancas padronizadas, cobertura, iluminação, banheiros químicos e vigilância, garantindo mais conforto, segurança e dignidade aos trabalhadores. A ação está sendo vista como positiva pelos feirantes e população, que demonstram satisfação com a nova padronização.
O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Hugo Esoj, ressalta a importância desta iniciativa. “Fico muito feliz em chegar nesse momento e ver a sociedade de volta às ruas, a calçada para o pedestre, locais certos para os carros estacionarem, sem excluir ninguém. A Feira Livre do Centro é um local preparado, agradável, com mesas específicas para que os feirantes possam comercializar seus produtos e ainda fazendo tudo isso em parceria com várias secretarias. Acredito que a Feira do Centro será a mais organizada do Estado do Sergipe, e é isso que precisamos”, enfatiza o gestor.
Entre os feirantes, o sentimento já é majoritariamente positivo. Muitos destacam que agora estão protegidos do sol e da chuva, trabalhando em um espaço limpo, organizado e estruturado. Com mais de 40 anos de trabalho no comércio do Centro, Josefa Anete comemorou o novo espaço. “Está de parabéns. Aqui a gente está livre do sol, está livre da chuva. O espaço ficou bom, com cobertura, banheiro e tudo organizado. Se todo mundo vier pra cá, aqui vai ficar muito bom”, diz.
Na mesma linha, a feirante Maria Helena da Cruz, reforça o sentimento de reconhecimento e gratidão. “A mudança foi ótima! O que a prefeita Emília fez por nós foi muito bom. A gente nunca teve uma prioridade dessa não. Foi um excelente trabalho. As bancas estão todas organizadinhas, tudo bonitinho. Está tudo muito bem-feito, a estrutura está linda”, avalia.
O consumidor aracajuano Gilberto Barbosa aprova a mudança. “Agora aqui ficou bem melhor. Um local digno, com cobertura para os trabalhadores. Antigamente o pessoal ficava na rua, no sol, na chuva, e agora tem um espaço muito bom, bem organizado. E para nós, consumidores, também ficou excelente. Encontramos tudo aqui em um só lugar. O pessoal da prefeitura está de parabéns”, afirma.
Para Pedro Tavares, que trabalhou como feirante por muito tempo, a mudança trouxe mais segurança e conforto também para quem circula na região. “Melhorou bastante. Antes, a disputa entre pedestres, consumidores e veículos era muito grande. Agora o novo local das frutas foi nota 10! Ficou uma concorrência mais justa e o consumidor vai se acostumar, porque ficou tudo perto do comércio e do mercado”, destaca.
O motorista de aplicativo Anselmo Barreto também elogia a decisão da prefeitura. “Eu acho que foi a melhor coisa que a prefeitura fez – para eles e para a gente também. Ali, naquela rua, atrapalhava muita gente, principalmente no final de ano. Às vezes, a gente nem pegava chamada pra cá, porque perdia muito tempo preso no trânsito. Agora foi diferente, fizeram do jeito certo, com estrutura e organização. Estão de parabéns”, parabeniza.
Os ambulantes têm até o dia 3 de novembro para realizar a mudança definitiva para o novo espaço. Após esse prazo, a ocupação irregular nas vias públicas do Centro não será mais permitida, em cumprimento ao processo de reordenação urbana e comercial da região, que foi devidamente acordada entre a Prefeitura de Aracaju e vendedores ambulantes.
Diálogo com vendedores ambulantes do Centro
Os vendedores ambulantes do Centro de Aracaju têm até o próximo dia 3 de novembro para se realocarem no novo espaço padronizado pela Prefeitura de Aracaju, a Feira Livre do Centro, localizada entre os mercados centrais. Muitos já se encontram instalados no novo espaço. No entanto, a gestão municipal, por meio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), segue em diálogo aberto com os feirantes que ainda não migraram para o novo espaço especificamente destinado ao comércio de frutas, verduras e raízes.
A iniciativa tem como objetivo orientar, esclarecer dúvidas e reforçar os benefícios da mudança. O novo local foi pensado para garantir mais fluidez ao trânsito na região, ampliar a organização dos espaços públicos e oferecer mais dignidade aos trabalhadores, criando uma área de referência para esse tipo de comércio na capital.
Para o presidente da Emsurb, Hugo Esoj, o diálogo ativo faz parte do processo de cuidado com a cidade e com quem trabalha nela. “A prefeitura está criando um espaço adequado, com mais estrutura, segurança e conforto para quem vende e para quem compra. Nosso foco é fortalecer esse comércio tradicional, garantindo melhores condições para todos,” destaca.
A Guarda Municipal de Aracaju acompanhou a equipe da Emsurb na manhã desta terça-feira (28), no Centro, reforçando seu papel de proximidade com a população. O comandante-geral da GMA, subinspetor Ricardo Silva, explica que o trabalho intersetorial é fundamental. “Estamos aqui para apoiar os trabalhadores e contribuir para que essa transição aconteça da forma mais tranquila possível. Nosso compromisso é proteger todos, quem usa o Centro, quem trabalha, quem passeia e quem visita nossa cidade,” afirma.
Entre os ambulantes, o clima foi de diálogo e colaboração. José Agostinho Silva, que trabalha há anos no Centro, avalia a iniciativa de forma positiva.“É importante que a gente seja ouvido e que receba orientação. Se o novo espaço for mesmo melhor para nós e para os clientes, vamos mudar. Queremos trabalhar,” diz.
Os órgãos seguem acompanhando o processo de realocação dos ambulantes, reforçando a construção de uma cidade mais organizada, acessível e acolhedora para todos.
Foto: Ronald Almeida/PMA




