ARACAJU/SE, 4 de dezembro de 2024 , 6:27:02

logoajn1

Festa de São José, no município sergipano de Pinhão, é declarada Bem de Interesse Cultural

 

Aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei nº 98/2024, de autoria do deputado Marcos Oliveira (PL), declara a Festa de São José, no município de Pinhão, Bem de Interesse Cultural.

De acordo com a propositura, a festa é celebrada anualmente entre os dias 10 e 19 de março, atraindo centenas de fiéis e visitantes de todo o estado, sendo um evento que transcende o âmbito religioso para tornar-se parte intrínseca da identidade e do patrimônio histórico-cultural de Pinhão e de Sergipe. “A Festa de São José, além de um momento de devoção e fé, incorpora elementos de entretenimento e alegria que envolvem a comunidade local e visitantes, fomentando o turismo e a economia da região. Ao trazer artistas e manifestações culturais regionais, a festividade cumpre um papel essencial na valorização e promoção da cultura sergipana”, observa.

Segundo o deputado Marcos Oliveira, reconhecer a Festa de São José como Patrimônio Cultural e Imaterial é um passo importante para a preservação e valorização das tradições locais. “Este reconhecimento fortalece a transmissão de saberes e costumes para as futuras gerações, assegurando que essa expressão cultural única continue a enriquecer o tecido social e histórico do estado. Ao declarar a Festa de São José como patrimônio imaterial, o Estado de Sergipe cumpre com seu dever de preservar e valorizar os elementos que compõem sua identidade cultural e histórica, exaltando aquilo que nos torna verdadeiramente sergipanos. O reconhecimento formal desse evento é, portanto, uma forma de reafirmar nosso compromisso com a cultura e as tradições que fazem do nosso estado um lugar”, enfatiza.

Fonte: Agência de Notícias Alese

 

Você pode querer ler também