ARACAJU/SE, 23 de outubro de 2024 , 3:22:54

logoajn1

Festa do Padroeiro, em Santo Amaro das Brotas, recebe título de ‘Bem de Interesse Cultural’

 

Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) o Projeto de Lei de nº 529/2023, que declarada a Festa do Padroeiro, do município de Santo Amaro das Brotas, como um ato voltado para o ‘Bem de Interesse Cultural’. De autoria do ex-deputado Manuel Marcos (PSD), a partir deste ano a atividade estará inserida no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe. A primeira manifestação cultural – já em posse deste reconhecimento oficializado pela Casa Legislativa – acontece na próxima quarta-feira, 10 de janeiro, momento em que o município deve receber milhares de devotos do santo, que deu nome à cidade sergipana, hoje habitada por 11 mil pessoas, conforme último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A Festa do Padroeiro de Santo Amaro das Brotas, dedicada a São Pedro, é uma manifestação cultural e religiosa que desempenha um papel fundamental na identidade e na coesão social deste município sergipano. Ao longo dos anos, essa celebração tem se destacado como um elo entre a tradição, a espiritualidade e o patrimônio cultural local. Além de seu significado cultural, a Festa de São Pedro contribui significativamente para a dinamização da economia local. Através da atração de visitantes e turistas, a festa estimula o comércio, a gastronomia e diversas atividades econômicas, promovendo o desenvolvimento sustentável da região”, justificou o texto produzido por Manuel Marcos e compartilhado com os demais 23 parlamentares que compõem a 20ª Legislatura.

A propositura contextualizou ainda que “a declaração desta festividade como Bem de Interesse Cultural visa a preservação do patrimônio imaterial, reconhecendo e protegendo práticas, saberes, celebrações e tradições que compõem a riqueza cultural de Santo Amaro das Brotas. A medida proporcionará uma base legal para a promoção, difusão e transmissão desses elementos às futuras gerações. Ao reconhecer oficialmente a festa como bem de interesse cultural, reforça-se a importância da comunidade na preservação de suas raízes e valores. A medida promove o fortalecimento da identidade local, contribuindo para a coesão social e para o orgulho dos habitantes de Santo Amaro das Brotas”, completou.

Por Milton Alves Júnior/Alese

Você pode querer ler também