ARACAJU/SE, 29 de novembro de 2024 , 20:38:09

logoajn1

FICCO/SE e DRE/SE deflagram operação para desmantelar esquema de tráfico e lavagem de dinheiro

 

Equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE) e a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE/SE) da Polícia Federal deflagraram na manhã desta quarta-feira (17) a operação Hide, que tem como foco desarticular um grupo criminosa que atua no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A ação acontece em Aracaju, Frei Paulo e Tomar do Geru. Foram cumpridos 11 mandados de prisão temporária e 13 mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju.

Nos levantamentos realizados pela polícia ficou esclarecido que mulheres residentes em Aracaju, Frei Paulo e Tomar do Geru, atuavam como intermediadoras na captação de valores oriundos do tráfico de drogas, arrecadando vultosas quantias e remetendo-as, posteriormente, para uma facção criminosa que tem como base São Paulo (SP), responsável pelo fornecimento das drogas comercializadas. Além disso, identificou-se o uso de documentos falsos e de empresas “fantasma” para a movimentação de valores milionários provenientes dos crimes. A informação é de que em três anos o esquema criminoso movimentou mais de R$ 43 milhões.

Além do efetivo das forças que compõem a FICCO/SE, a ação operacional contou com a atuação de equipes do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil de Sergipe (Denarc), do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais da Polícia Penal de Sergipe (Gope), do Núcleo de Operações Especiais da PRF (NOE), do 3º e do 11º Batalhões da Polícia Militar de Sergipe e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de São Paulo (FICCO/SP), em inédito esforço dessas instituições para a eficácia repressão ao tráfico de drogas.

A FICCO/SE é composta pela PF, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Nacional de Políticas Penais e tem como objetivo a integração das forças de segurança em ações de combate ao crime organizado.

A operação foi denominada Hide – do inglês ocultar – em referência à estratégia do grupo criminoso, em especial do destinatário dos valores do tráfico de drogas em Aracaju, que tentava se esconder sob identidade falsa.

 

*Com informções Ascom PF

Você pode querer ler também