Da redação, AJN1
O último fim de semana do mês de janeiro, a contar desta sexta-feira (29) a domingo (31), será de tempo nublado e com possibilidade de fortes chuvas em todas as regiões do Estado. É o que informa o boletim divulgado hoje pelo Centro de Meteorologia de Sergipe (CMS).
De acordo com o CMS, essa mudança de tempo em pleno verão foi ocasionada por uma frente fria, advinda do Centro-Sul da Bahia e do Norte de Minas Gerais, chegando hoje em Sergipe, o que ocasionará tempo fechado e risco de pancadas de chuvas com grandes acumulados de precipitação nas próximas 48h.
“A atuação do fenômeno La Niña em sua fase ativa é favorável a chegada de fenômenos meteorológicos na costa do Nordeste do Brasil. Sobre o estado de Sergipe observa-se o escoamento de Leste associado à Alta Subtropical do Atlântico Sul, que causa chuvas pontuais” avisa o coordenador do CMS, o meteorologista Overland Amaral.
Ainda conforme o meteorologista , no estado de Sergipe a tendência é de que as instabilidades atuem no período da manhã, com mais intensidade nas áreas litorâneas e a partir do fim de tarde se desloquem para a região Oeste. “Serão chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia e baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco”, diz.
Overland orienta a população a evitar áreas de alagamentos e observar alteração nas encostas, não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Defesa Civil
A Defesa Civil de Aracaju também emitiu alerta diante das demandas que possam ser ocasionadas pela chuva, prevista para ocorrer ao longo deste final de semana. O serviço emergencial 199 funciona 24h, todos os dias da semana, possibilitando a redução de riscos para a população.
Para receber informações sobre precipitações em seu bairro, a Defesa Civil disponibiliza o serviço de Alerta por SMS- 40199, o qual possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuvas, maré, ventos fortes e outros fenômenos que possam ocorrer. O recurso possibilita que o estado de atenção seja redobrado, especialmente para as pessoas que residem em áreas de riscos.