ARACAJU/SE, 28 de outubro de 2024 , 10:23:39

logoajn1

Fiscais do ITPS realizam “Operação Papai Noel”

Da redação, AJN1

 

Dos 5.084 produtos fiscalizados durante a ‘Operação Papai Noel’, realizada pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Inmetro, apenas 22 estavam em desacordo com os padrões exigidos por lei e foram apreendidos. A fiscalização aconteceu entre os dias 5 e 9 de dezembro em 38 estabelecimentos comerciais de Sergipe.

 

“Esses índices caem a cada ano. Isso indica que os comerciantes estão mais atentos à segurança do consumidor, que também está mais exigente. Esse cenário é resultado das ações de fiscalização realizadas pelo ITPS, que busca conscientizar e orientar fabricantes, comerciantes e consumidores”, ressaltou a gerente de Metrologia do ITPS, Elba Brandão.

 

As fiscalizações acontecem durante todo o ano, mas são intensificadas simultaneamente em todo o país no mês de dezembro, quando são denominadas de ‘Operação Papai Noel’. O ITPS aconselha o consumidor a adotar alguns cuidados antes de efetuar uma compra. Um dica importante é observar as informações contidas na embalagem sobre a restrição de faixa etária ou sobre riscos que podem acarretar na manipulação do brinquedo. O cuidado com a embalagem também é importante, pois muitas vezes elas são mais perigosas que o próprio produto inadequado para idade.

 

O ITPS alerta que tiras, barbantes, grampos, sacos plásticos, cordões ou arames, normalmente usados em embalagens, podem causar danos físicos em crianças pequenas. Brinquedos com correntes, tiras e cordas com mais de 15 cm devem ser evitados para reduzir o risco de estrangulamento.

 

No caso das luminárias é importante observar se as embalagens contém informações na língua portuguesa sobre manuseio correto, amperagem e voltagem; e se o plugue traz o selo do Inmetro. Eles não podem ser fabricados com material ferroso, pois devem danos à instalação elétrica e risco de incêndio.

 

* Com informações da ASN

Você pode querer ler também