ARACAJU/SE, 31 de outubro de 2024 , 2:21:57

logoajn1

Força Nacional permanece por mais 60 dias em Sergipe

Da redação, AJN1

O Ministério da Justiça prorrogou por mais 60 dias as operações da Força Nacional nos estados de Sergipe, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. As ações fazem parte do Plano Nacional de Segurança Pública e valem desde o último dia 19, data da publicação da portaria no Diário Oficial da União. Iniciadas em 20 de fevereiro de 2017, as ações estão sendo prorrogadas pela quarta vez.

Em Sergipe, a Força Nacional tem atuado em Aracaju e Região Metropolitana, bem como em Itabaiana. As ações compreendem apoio aos órgãos de Segurança Pública para atuar no policiamento ostensivo, polícia judiciária, perícia forense; nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

Presença necessária

A atuação da Força Nacional se faz necessária em virtude do alto índice de violência em que se encontra o Estado. Isso porque Sergipe, o menor estado da federação apresenta, vergonhosamente, a taxa de 64,7 no número de homicídios por 100 mil habitantes, a maior do país. É o que aponta o Atlas da Violência 2018, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no último dia 5 de junho, tendo como análise os anos entre 2006 e 2016.

No último dia 15 de dezembro, a Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) revelou que, de janeiro a novembro de 2018, foram registrados 873 homicídios dolosos em todo estado, números ainda altos.

 

Você pode querer ler também