Da Ascom, SMS
A intensificação dos trabalhos de combate aos criadouros e focos do mosquito Aedes aegypti em Aracaju esta semana – de hoje até sábado, 30 – acontecerá no bairro Suíssa. A força tarefa “Todos contra o mosquito” contará com cerca de 130 pessoas, entre agentes de Saúde e de Endemias, e 33 soldados do Exército. Mas os demais agentes continuam trabalhando com de rotina, em todas as regiões da capital sergipana.
A coordenadora do Programa Municipal do Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, ressaltou que os bairros aonde a força tarefa atua são escolhidos com base no Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). “Além dos bairros apontando pela LIRAa com os índices de infestação mais altos, também analisamos os bairros que estão com maior notificação de pessoas doentes nas localidades”, afirmou, complementando que o combate é contínuo em toda a capital. “Diariamente, os agentes realizam as visitas domiciliares nas demais regiões da cidade”.
A concentração dos agentes e soldados será na Unidade de Saúde da Família (USF) Amélia Leite, todos os dias desta semana, a partir das 7h. “De lá serão divididas as equipes e feito o mapeamento de visitas a serem realizadas por cada uma delas”, informou Taíse Cavalcante. Este ano, a Força Tarefa já foi realizada nos bairros América, Cirurgia e Santa Maria.
Combate
Mantenha bem tampado tonéis e barris d’água e lave-os semanalmente por dentro, com água e sabão.
Não deixe água acumulada na lavanderia e lave, com escova e sabão, pelo menos duas vezes por semana, as paredes internas.
Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.
Para promover a campanha, a SMS está utilizando a hashtag #AracajuunidacontraoAedesaegypti nas redes sociais.