Os trabalhadores do Hospital de Cirurgia (HC) decidiram por uma paralisação das atividades nesta quarta-feira, 11, das 7h às 9 horas, como um ato de protesto devido ao não recebimento do 13º salário e do salário de dezembro. De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), se a gestão do hospital não fizer o pagamento até sexta-feira, 13, haverá deflagração da greve por tempo indeterminado no sábado, 14.
A direção do HC informou que está aguardando o pagamento da dívida por parte da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde, pelos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Só após isso poderá pagar o 13º salário dos funcionários.
“Depois da paralisação os trabalhadores voltaram às suas atividades, mas com um sentimento de tristeza porque mais uma vez estão tendo dificuldade em receber o 13º salário. É bom lembrar que no ano passado, foi preciso a categoria entrar em greve em janeiro e também o sindicato entrar com uma ação na Justiça para receber seus vencimentos”, diz o presidente do sindicato, Augusto Couto.
Dívida
Segundo o Hospital de Cirurgia, “os valores a receber da Prefeitura superam os R$8,5 milhões de parcelas que estão em atraso desde o mês de setembro e se referem a serviços prestados nos meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro”.