Da redação, AJN1
Os servidores do Hospital de Cirurgia decidiram, em assembleia realizada no início da tarde desta segunda-feira (30), encerrar a greve iniciada há 18 dias. Otimista, o presidente da Associação dos Amigos e Funcionários do Hospital de Cirurgia, José Cícero, disse que a categoria se reuniu, mais cedo, com a direção do hospital, onde foi garantido o pagamento de 50% do salário referente ao mês de dezembro nesta terça (31). A outra parte será depositada no dia 13 de fevereiro.
Com o acordo firmado, os funcionários decidiram voltar aos trabalhos ainda hoje. "Colocamos a proposta deles pagarem 50% amanhã e 50% no dia 13 de fevereiro. Depois das propostas foi firmado o acordo. É importante explicar para a comunidade que a greve não é ilegal perante a Justiça. Fizemos uma assembleia geral hoje à tarde e decidimos voltar aos trabalhos. Esperamos que amanhã seja pago a primeira parcela e, com quinze dias, a outra".
Em caso de descumprimento, afirma Cícero, a paralisação retornará. “Esse acordo vai ser bom para todo o mundo. Pedimos desculpa à sociedade. Mas se o acordo não se cumprir, voltaremos com a greve”.
A greve
A categoria estava de braços cruzados desde o último dia 13 de janeiro e exigia o pagamento integral do salário de dezembro e da gratificação natalina, tendo, inclusive, já entrado com ação na Justiça do Trabalho.
A Direção do Hospital de Cirurgia chegou a entrar também na Justiça contra a greve dos servidores, já que não houve acordo entre as partes no tocante ao pagamento do 13º.
À época, a direção do hospital informou que estava aguardando o pagamento da dívida por parte da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde, pelos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Os valores a receber da prefeitura superam os R$ 8,5 milhões, somente de parcelas que estavam em atraso desde o mês de setembro.