Aracaju recebe, de 18 a 19 de maio, o Fórum do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), que reunirá todas as Fundações de Pesquisa do país, com objetivo de discutir temas relacionados à ciência no Brasil. O evento será realizado no hotel Real Classic.
A abertura será nesta quinta-feira (18), às 9h30, e reunirá as principais agências de fomento à pesquisa do país e contará com uma palestra do diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Almeida Guimarães, sobre inovação tecnológica. A meta é estabelecer uma parceria entre a Embrapii e a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), para a instalação de uma unidade em Sergipe.
O presidente da Fapitec/SE, José Heriberto Pinheiro, destacou a importância da possível parceria. “A Embrapii tem a missão de apoiar instituições de pesquisa tecnológica para a execução de projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial. Nós vamos batalhar para trazer uma unidade para Sergipe”.
Ainda segundo o presidente José Heriberto, temas importantes sobre a ciência no Brasil serão discutidos durantes os dois dias de evento. O Fórum Confap Sergipe conta com o apoio do Governo de Sergipe, Fecomércio, Banco do Nordeste e Fecomércio.
Palestras
Durante o Fórum, acontecerá uma mesa redonda com as agências de fomento à pesquisa e a Embrapii e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o lançamento de Editais de Cooperação com a França, uma palestra sobre a visão empreendedora com inovação tecnológica: políticas públicas do BNB e uma mesa-redonda sobre a evolução da ciência e tecnologia ao longo dos últimos 10 anos. Apenas a palestra de abertura com o presidente da Embrapii será aberta ao público, as demais palestras serão transmitidas online pelos canais da Fapitec/SE.
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo melhor articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa. Criado oficialmente em 2006, o Conselho agrega fundações de 25 estados, mais o Distrito Federal. Além disso, o Confap participa de todos os conselhos deliberativos ligados à política de ciência no Brasil e possui uma rede de parceiros importantes, estabelecida com agências federais e organismos internacionais.
Fonte: ASN