ARACAJU/SE, 7 de novembro de 2025 , 18:48:40

Galeria de Arte J. Inácio inaugura exposição que celebra a diversidade religiosa e o sagrado

Na tarde dessa sexta-feira, 7, a Galeria de Arte J. Inácio, abriu as portas para a exposição “Caminhos do Sagrado”, assinada pela artista Rosi Pimentel. A mostra, que propõe uma reflexão sobre o respeito às múltiplas crenças e os diferentes percursos que conduzem à espiritualidade, foi contemplada pelos editais da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap).

Composta por 25 peças produzidas na técnica do quilling, que é a arte de modelar e enrolar tiras de papel para formar composições tridimensionais, a exposição convida o público a uma imersão sensorial e simbólica. Segundo a artista, a proposta nasce do desejo de traduzir em formas e cores a diversidade das manifestações espirituais e o elo comum entre elas.

A artista Rosi Pimentel destaca que a exposição tem uma proposta de integração e respeito à diversidade religiosa. “Busco apresentar todas as crenças sem sobreposição, mantendo o equilíbrio entre elas. É um espaço de convite ao caminho interior e à busca pelo sagrado, algo que toca as pessoas de diferentes formas através das peças que são expostas. Expor na Galeria é reafirmar que o sagrado habita em todos os lugares onde há arte, sensibilidade e encontro”, afirma.

A curadora da mostra e coordenadora da Galeria de Arte J. Inácio, Jane Junqueira, destacou o papel dos editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) no fortalecimento da cadeia artística e cultural em Sergipe. “Esta é mais uma exposição contemplada pelo edital da LPG,  uma iniciativa de grande importância que evidencia o potencial das artes visuais no estado. Esse trabalho é resultado de uma parceria essencial entre o Governo de Sergipe, o Governo Federal, a Funcap e a Secult, todos unidos em prol do fortalecimento da nossa cultura e do reconhecimento dos nossos artistas”, afirmou.

O professor Wagner Lemos destacou o valor simbólico da mostra e a contribuição da artista para a ampliação das linguagens artísticas em Sergipe. “É de extrema importância que a arte explore novas linguagens, como faz a professora e artista Rosi Pimentel. O quilling é uma técnica ainda pouco conhecida, e ela cumpre um papel essencial ao difundir essa expressão e transformá-la em instrumento de reflexão. A temática da exposição ultrapassa as crenças individuais e nos convida a pensar sobre humanidade, direitos humanos e igualdade”, afirmou.

A exposição “Caminhos do Sagrado” permanece aberta à visitação até o dia 30 de novembro, com acesso gratuito, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Galeria de Arte J. Inácio, localizada no primeiro andar da Biblioteca Pública Epiphanio Dória, na rua Vila Cristina, bairro 13 de Julho, em Aracaju.

Você pode querer ler também