O “golpe do falso advogado” tornou-se um tema de busca nas redes sociais e Google Trends, após a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) alertar sobre a popularização do crime em todo o país. Na fraude, criminosos se passam por profissionais do direito existentes para acessar a informações de processos e dados pessoais das vítimas, inteirando-se sobre o assunto. Por um perfil fake, os bandidos entram em contato com a pessoa envolvida no caso para noticiar que a causa está ganha. No entanto, elas devem realizar antes transferências via PIX ou depósitos para a liberação dos valores referentes aos processos judiciais. E aí está o golpe.
A comunicação é feita através de perfis convincentes: a foto é a mesma do advogado, assim como a logomarca do escritório de advocacia. Os documentos também são falsificados, dando um ar de legitimidade ao contato. Diante da situação alarmante, o Nubank emitiu um alerta aos seus clientes via e-mail, a fim de diminuir o número de vítimas. A fintech explicou como o golpe funciona e deu dicas valiosas de como se proteger. Nas linhas a seguir, saiba mais sobre o problema que tem se tornado comum no país, entenda se é possível confirmar a identidade de advogados e saiba como evitar esse tipo de dor de cabeça.
O que é e como funciona o golpe do falso advogado?
O golpe do falso advogado acontece quando golpistas ganham acesso a dados públicos de processos judiciais e informações pessoais das vítimas e dos advogados. Assim que se inteiram da situação, entram em contato com seus falsos clientes usando um perfil convincente, idêntico ao do advogado ou do escritório de advocacia — mas com um número de telefone ou e-mail diferente. Eles alegam, com alegria, que a causa está ganha, apresentando documentos falsificados para gerar uma impressão de legitimidade. Vale destacar que o golpe é bem arquitetado, exigindo atenção redobrada.
Depois da suposta boa notícia, as cobranças começam: eles solicitam pagamentos via PIX ou depósito com urgência, referentes a taxas de desbloqueio, emolumentos ou imposto IVA. Muitas vezes, justificam usando palavras e explicações que fogem do conhecimento do público leigo, que só acaba aceitando a situação. A pressão e afobação do momento levam à transferência do valor e, então, o criminoso desaparece com o dinheiro.
É possível confirmar a identidade de advogados?
Sim. Uma dica para confirmar a identidade de advogados é acessar o portal ConfirmADV, lançado pela OAB para evitar que mais vítimas tenham dores de cabeça. Para iniciar a pesquisa, insira o número de inscrição na OAB do seu advogado, selecione o estado e informe o e-mail apresentado pelo profissional. Depois disso, uma solicitação será enviada para o e-mail do advogado, de forma automática, avisando que um cliente deseja confirmar sua identidade. O prazo para a confirmação dos dados é de cinco minutos. Caso o tempo expire, a verificação não será concluída – e as chances de que haja uma fraude são grandes.
O método permite uma checagem em tempo real, ou seja, somente o titular daquele número de inscrição conseguirá dar um retorno a você, através do e-mail vinculado à OAB. Golpistas portadores de e-mails falsos não conseguirão fazer nada a respeito. Por isso, quando desconfiar de um golpe, solicite esta informação caso ainda não tenha. Desconfie se a pessoa se recusar a passá-la ou se ela não for validada no ConfirmADV.
Como se proteger do golpe do falso advogado?
Para se proteger do golpe do falso advogado, é preciso ter atenção sempre que você receber mensagens, e-mails ou ligações através de canais diferentes dos habituais – mesmo que eles sejam convincentes, com foto, logotipo do escritório e outras características que “copiam” o WhatsApp do advogado real. Se não tiver certeza da pessoa que está falando com você, telefone para o escritório de advocacia para confirmar o contato (se possível, compareça pessoalmente). Como citado anteriormente, também é possível usar o portal ConfirmADV.
Além disso, desconfie sempre que alguém surgir com uma proposta “boa demais pra ser verdade”. No caso dos advogados falsos, eles dirão que o processo está ganho (às vezes citando valores mais altos do que eram esperados), criando ilusão na vítima. O que vem em seguida é outro ponto de alerta: eles solicitam o pagamento de taxas, tudo com urgência, para que a pessoa se sinta pressionada e não tenha tempo de pensar; quando conseguem o dinheiro, desaparecem. Por isso, nunca faça esse tipo de transação; é de extrema importância destacar que advogados e escritórios sérios não solicitam nenhum tipo de cobrança para a liberação de decisões judiciais.
Fonte: Techtudo