Da redação, AJN1
O início do ano letivo de toda a rede pública estadual está marcado para o dia 22 de março de 2021. Esse é o parecer da reunião realizada na manhã desta quinta-feira (3), entre o governador Belivaldo Chagas e Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), grupo o qual define as diretrizes de flexibilização das medidas de enfrentamento à covid-19 no Estado.
Também foi autorizado o retorno das aulas na rede pública municipal, cabendo aos municípios definir calendários e condições do retorno das atividades escolares. Em relação à rede particular, fica autorizada retomada total do Ensino Médio a partir do dia 18 de janeiro de 2020, e em relação às turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, caberá aos municípios definirem programação de retorno.
De acordo como Governo, as instituições de ensino superior também ficam autorizadas a retomar o funcionamento a partir de 18 de janeiro, cabendo a cada uma delas definir as condições de retorno dos estudantes.
“Quanto às aulas particulares e dos municípios, cada município vai se sentar com sua comunidade escolar e vai decidir seus calendários. Haverá um protocolo, estabelecido pela SES, através do qual eles devem estabelecer seus protocolos conforme suas adaptações. Com relação ao retorno das aulas estaduais, nós já estamos divulgando um calendário em que estabelece que o retorno se dará para toda a rede a partir do dia 22 de março, já que tivemos aulas online, tivemos aulas presencias e temos que cumprir as 800 aulas/ano”, explicou Belivaldo.
Ainda segundo o governador, o período de matrícula vai acontecer entre os dias 1º e 15 de março, seguido da semana de planejamento, entre os dias 16 e 20. Em decreto anterior, o governo já havia liberado a volta às aulas das terceiras séries do Ensino Médio e pré-vestibulares, desde o mês de novembro.
Turmas que já estão na sala de aula
No último dia de 17 de novembro, o governo já havia liberado as aulas presenciais para 21.357 alunos das turmas das terceiras séries do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e do curso Pré-Universitário, em 208 escolas nos 75 municípios. Vale frisar que algumas turmas das escolas particulares retomaram as atividades no último dia 3 de novembro.
Contaminação crescente
A flexibilização, avalizada por Belivaldo Chagas, acontece no momento em que a média móvel das infecções no Estado vem aumentando, o que pode ocasionar, segundo as autoridades sanitárias, uma nova onda de contágio. Em Sergipe, até o momento, 90.920 pessoas já testaram positivo para a covid-19, sendo 2.316 óbitos.