ARACAJU/SE, 29 de novembro de 2024 , 16:40:22

logoajn1

Governador e prefeito da capital lamentam morte de Teori

O governador Jackson Barreto lamentou a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, vítima de um acidente aéreo na tarde desta quinta-feira (19), em Parati (RJ). Jackson lembrou a atuação jurídica isenta  de Zavascki, lembrando sua contribuição para a magistratura brasileira.

 

"Teori Zavascki demonstrou, com atitudes corajosas, que o bom juiz não se apaixona ao aplicar suas decisões, mas age como preceituou o filósofo Aristóteles: 'A Lei é a razão livre da paixão'. Que ele possa descansar em paz, ao lado do Pai, e que Deus possa confortar seus familiares, amigos e admiradores", destacou Jackson.

 

Ainda de acordo com o governador, o ministro era um homem que sempre demonstrou extremo equilíbrio e bom senso nas tomadas das grandes decisões em que participou, e que teve papel fundamental na correta aplicação das leis, mesmo em face das maiores pressões. "Por isso, a morte do ministro Teori abre uma imensa lacuna no mundo jurídico brasileiro", ressaltou.

 

Teori Zavascki tinha 68 anos de idade. Nascido em Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina, ele se formou em Direito pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) em 1972. Teori foi ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) entre 2003 e 2012. Em novembro de 2012, ele tomou posse como ministro do STF.

 

PMA

 

Através de uma nota, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ressaltou a trajetória de Teori Zavascki, e lamentou o ocorrido. "Toda a trajetória de Teori Zavascki foi marcada por uma postura firme, justa, equilibrada e séria. Seu trabalho contribuiu enormemente para o aprimoramento do Direito, na defesa do Poder Judiciário e das instituições democráticas brasileiras. Seu falecimento é sentido por todos aqueles que acreditam num país melhor. Em nome de todos os aracajuanos, manifesto minha solidariedade aos familiares e peço a Deus que conforte a todos eles".

 

* Com informações da ASN e PMA

Você pode querer ler também