Da redação, AJN1
O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), usou as redes sociais para lamentar o falecimento do empresário Noel Barbosa, 79, ocorrido nesta terça-feira (9), em um hospital de São Paulo, vítima de complicações da covid-19. A informação é que o corpo do empresário será cremado nesta quarta-feira (10) e depois as cinzas virão para Aracaju.
“Sergipe perdeu hoje um dos maiores empreendedores da sua história, que deixa um legado de quase 60 anos de obras e realizações que levaram o nome do nosso estado com orgulho para todo o país. Foi com imenso pesar e consternação que recebi a notícia da morte de Noel Barbosa, de 79 anos. Noel foi um dos fundadores do grupo GBarbosa, ao lado do seu irmão, Gentil Barbosa, e já estava internado num hospital em São Paulo.”
O governador lembrou que atualmente o empresário, atuava no grupo Petrox e tinha participação em shoppings de Aracaju, hotel e vários outros empreendimentos de destaque pelo Brasil. ” Deixo o meu abraço para toda a família, amigos e pessoas próximas de Noel, um nome que ficará pra sempre na memória do nosso estado. Que Deus conforte o coração de todos!”, concluiu Belivaldo.
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), também se pronunciou sobre a morte do empresário. “Foi com muita tristeza que tomei conhecimento do falecimento do empresário Noel Barbosa, em decorrência da covid-19. Noel Barbosa foi um dos grandes empreendedores sergipanos, com expressiva parcela de contribuição no desenvolvimento de Aracaju e de Sergipe. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos, funcionários de seus empreendimentos e admiradores.”
Em nota, a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) se pronunciou sobre o falecimento de Noel Barbosa, fundador da rede de supermercados G. Barbosa, e lembrou sua trajetória de empreendedor e empresário. “Natural de Itabaiana, Noel era o filho caçula entre nove irmãos. Foi ao lado de um deles, Gentil Barbosa de Jesus, que fundou em 1955 a pequena mercearia G. Barbosa e Cia ltda. O empreendimento cresceu, chegando a vários municípios sergipanos e outros estados do Nordeste. Dentre outros negócios, Noel era atualmente o mantenedor do Grupo Petrox, proprietário NB Hotel e NB Empreendimentos, além de ser sócio de dois shoppings em Aracaju. Sua trajetória empresarial foi destaque ao longo de décadas e trouxe emprego e desenvolvimento econômico para Sergipe. Seus feitos são merecedores de todas as homenagens e honrarias. Por tudo isso, a perda de Noel Barbosa é irreparável para o segmento empresarial”.
“O deputado estadual Luciano Bispo, presidente da Assembleia Legislativa, externa sua consternação pelo falecimento e se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor e sofrimento”, diz um trecho da nota divulgada pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
Histórico
Começou sua carreira profissional aos 12 anos juntamente com o seu irmão Gentil Barbosa de Jesus. A dedicação extrema ao trabalho culminou com a criação e desenvolvimento de G.Barbosa e Cia Ltda, empresa que tornou-se, com o passar dos anos, uma das principais redes supermercadista do Brasil. Começou a investir no campo em 1975, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico do Interior.
Com sua visão empreendedora, investe sua capacidade de realização na atividade agropecuária, gerando emprego e renda para trabalhadores rurais. Homem simples e que com seu modo peculiar e original de ser, contribuiu voluntariamente com as comunidades onde atuou e sempre procurou ajudar aos mais necessitados.