Da redação, AJN1
O destino do Terminal Aquaviário de Aracaju (Tecarmo) deve estar na pauta de reivindicações que o Governo do Estado pretende fazer ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que deve visitar Sergipe na próxima segunda-feira (17) para inauguração da Usina Termoelétrica, localizada na Barra dos Coqueiros.
Em entrevista ao programa Impacto, ancorado pelo radialista Gilmar Carvalho, o governador Belivaldo Chagas (PSD) informou que já vem dialogando com a Petrobras sobre a decisão do Governo Federal e da estatal em encerrar uma série de atividades em Sergipe. Sem querer passar detalhes, o governador revelou que há 15 dias participou de uma videoconferência com a diretoria da estatal onde foi apresentado um plano de ação para Sergipe.
“Nós estamos o tempo todo em tratativa com a Petrobras em virtude dessa decisão por parte do Governo Federal e da Petrobras de encerrar uma série de atividades em Sergipe. Em 90 dias eles estarão apresentando os projetos para Sergipe. Solicitamos que dentro daquilo que não é mais de interesse da Petrobras, que deixe em aberto a possibilidade para que setores da iniciativa privada possam investir”, disse o governador, acrescentado que vai aproveitar a presença do presidente no estado para reforçar o pedido. “Vamos dizer que Sergipe precisa de investimentos e que todas as reivindicações serão encaminhadas por ofício dentro daquilo que achamos importante para o desenvolvimento”.
Tecarmo
Depois de 46 anos de funcionamento, o Tecarmo encerrou o processo de hibernação, com a despressurização – que é a limpeza da tubulação que trazia o petróleo e gás para as plataformas marítimas para as terrestres, denominadas ‘on-shoree – e o desligamento dos queimadores, marcando assim o fim das atividades no terminal.
O processo de hibernação em 62 plataformas em campos de águas rasas das bacias de Campos, Sergipe, Potiguar e Ceará começou no final de março. Segundo a Petrobras, o fechamento faz parte de um planejamento estratégico para redução de gastos.