ARACAJU/SE, 8 de fevereiro de 2025 , 9:46:47

logoajn1

Governo altera prazo de entrega da obra de revitalização da ‘Rodoviária Velha’

Da redação, Joângelo Custódio

O Terminal Rodoviário Luiz Garcia, popularmente conhecido pela alcunha de ‘Rodoviária Velha’, situado no Centro da capital sergipana, entrou em reforma precisamente no dia 4 de janeiro de 2021, com prazo de entrega para janeiro de 2022. Contudo, esse prazo não será cumprido pelo Governo do Estado, responsável pela reforma.

Com os atuais 40% de execução, a obra, de acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), precisou ser postergada em virtude de atrasos na entrega de materiais de construção, ocasionados pela pandemia da covid-19. Com isso, o novo prazo para conclusão dos serviços será meados de março de 2022.

“A respeito da reforma do Terminal Rodoviário Luiz Garcia, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), que é responsável pela execução da obra, informa que, por conta da paralisação de diversos setores da economia em 2020, houve morosidade no fornecimento de insumos, sobretudo os relacionados à construção civil, tendo as empresas um prazo de entrega dos materiais de até 90 dias, fato este que ocasionou a demora do fornecimento de diversos materiais utilizados na revitalização do terminal. No entanto, as obras se mantêm céleres e o prazo de conclusão, que seria em dezembro de 2021, se estendeu para março de 2022, quando enfim serão concluídas e o terminal entregue à população”, disse a assessoria de comunicação da Sedurbs, com exclusividade ao portal AJN1.

O projeto

O projeto de revitalização tem investimento superior a R$ 6 milhões, oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos para a reforma correspondem a uma colaboração financeira não reembolsável, a custo zero para o Estado, e são provenientes do Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização (FRD), gerido pelo BNDES e aplicado em municípios de influência da Vale.

A reforma contempla a substituição da estrutura metálica, pavimentação em concreto, aplicação de piso em concreto simples e de alta resistência, instalação de gradil em todo o entorno, projeto paisagístico com aplicação de grama verde esmeralda, instalação de plataforma elevatória para acesso ao piso superior, instalação de 14 plataformas de embarque/desembarque com estrutura metálica, implantação de vidro temperado incolor nos corrimãos e 34 quiosques internos e externos.

Complementam os serviços da reforma, novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, implantação de sistema de combate a incêndio, de sistema de fechado de TV (CFTV), climatização, iluminação das áreas externas, cabeamento estruturado, pavimentação no entorno, sistema de drenagem pluvial e de compatibilização.

Veja fotos da obra atualizadas:

Você pode querer ler também