ARACAJU/SE, 21 de setembro de 2025 , 17:01:58

Governo aprova protocolo e autoriza reabertura de academias e clubes de atividade física a partir do dia 28

Da redação, AJN1 14h32

O governo de Sergipe aprovou o Protocolo Sanitário de regulação para a reabertura, a partir do dia 28 de agosto, de academias, clubes e estabelecimentos de atividades físicas individuais, obedecendo às regras de biossegurança e distanciamento social. A portaria, assinada pela secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, foi publicada na edição desta quarta-feira (26) no Diário Oficial.

Os estabelecimentos deverão cumprir uma série de determinações, entre elas, o funcionamento apenas de segunda-feira a sábado, sendo que a capacidade deve ser limitada a 50%; deverá haver um horário reservado aos clientes pertencentes aos grupos de risco, o que inclui pessoas com 60 anos ou mais; as atividades devem ser realizadas mediante agendamento e os clientes somente devem permanecer no local o tempo agendado; o tempo máximo de permanência para a prática das atividades é de 50 minutos.

Conforme a Portaria, os professores, clientes ou funcionários com qualquer sintoma gripal ou outros fatores que tornem suspeita ou confirmada a infecção pela covid-19, não poderão frequentar as academias e outros estabelecimentos de atividades físico-desportivas durante o período de pandemia; fica proibida ainda qualquer tipo de competição, torneio ou evento com torcida e aglomeração de pessoas.

A Portaria diz ainda que as práticas deverão se militar às atividades sem nenhum contato físico; para as atividades físico-desportivas que usualmente têm contato físico, orienta-se que o treinamento, neste momento, seja pautado em técnicas de movimento e condicionamento físico em geral, ficando proibido o treinamento coletivo com a realização de contato físico.

Deverá ser aferida a temperatura de todos os clientes, professores e funcionários com termômetro de funcionamento à distância, antes da entrada do estabelecimento, dentre outros.

O não cumprimento das regras implicará em abertura de processo administrativo sanitário.

Manifesto

Na semana passada, profissionais da área de educação física realizaram um manifesto em frente ao Palácio dos Despachos, sede do governo estadual, com o objetivo de cobrar o imediato retorno das atividades da categoria, paralisadas desde o início da pandemia da covid-19, no mês de março. A classe considera o serviço essencial e queria que o governo inserisse essa atividade no Plano de Retomada da Economia, que está na fase amarela.

Na ocasião, uma comissão dos profissionais foi recebida em reunião com representantes do Comitê Gestor de Retomada da Economia – grupo crido pelo governador Belivaldo Chagas para analisar os setores que podem ou não reabrir mediante análise do boletim da Secretaria de Estado Saúde – e foi garantido o retorno desse segmento a partir do dia 28 de agosto, promessa que, de fato, foi cumprida.

Com a liberação dessa atividade, o governo sinaliza para a decretação da fase verde do Plano de Retomada da Economia.

 

 

 

 

 

 

 

Você pode querer ler também