*Da redação, AJN1
Pela segunda vez em menos de dois meses, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), decidiu alterar, em virtude de atrasos na obra, a data de entrega da reforma do Terminal Rodoviário Luiz Garcia, popularmente conhecido como ‘Rodoviária Velha’, e que fica situado no centro comercial da capital sergipana.
O prédio – que tem 70 anos e é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual – e toda sua estrutura adjacente entraram em reforma precisamente no dia 4 de janeiro de 2021, com prazo de reinauguração para janeiro de 2022. Contudo, esse prazo inicial não foi cumprido, como publicou com exclusividade o portal AJN1 em novembro de 2021, sendo postergado para março de 2022. À época, a assessoria de comunicação da Sedurbs informou que a obra precisou ser estendida em virtude de atrasos na entrega de materiais de construção, ocasionados pela pandemia da covid-19.
E mais uma vez, a data de conclusão da revitalização não será honrada pelo Governo do Estado. Agora, a reinauguração está prevista para acontecer em meados de julho de 2022, perfazendo, no total, seis meses de atraso.
A mudança na data foi confirmada em matéria publicada pela Superintendência de Comunicação do Governo. O governador Belivaldo Chagas, inclusive, esteve na manhã dessa terça-feira (11) no canteiro de obras do terminal, acompanhado pelo engenheiro e gestor da Sedurbs, Ubirajara Barreto, além de secretários e diretores. Na ocasião, não foram explicados os motivos do novo atraso.
A revitalização do espaço recebe investimentos de aproximadamente R$ 9 milhões, sendo cerca de R$ 2,5 milhões de recursos do Tesouro do Estado.
A Obra
Ao todo, já foram executados 56,50% dos serviços da reforma. Atualmente, estão em execução os serviços de pintura de esquadrias, tetos e paredes dos ambientes internos, dos quiosques externos e da estrutura metálica; assim como de drenagem de áreas externas; instalações elétricas; concretagem das baias para embarque/desembarque; instalação de bancadas e pias dos quiosques externos; instalação de forros nos ambientes internos e fabricação da estrutura metálica para cobertura de embarque/desembarque e acessos.
A reforma contempla a substituição da estrutura metálica, pavimentação em concreto, aplicação de piso em concreto simples e de alta resistência, instalação de gradil em todo o entorno, projeto paisagístico com aplicação de grama verde esmeralda, instalação de plataforma elevatória para acesso ao piso superior, instalação de 14 plataformas de embarque/desembarque com estrutura metálica, 34 quiosques, 18 boxes internos, 05 bilheterias e uma plataforma elevatória.
Complementam os serviços da reforma, novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, implantação de Sistema de Combate a Incêndio, de Sistema de Fechado de TV (CFTV), climatização, iluminação das áreas externas, cabeamento estruturado, pavimentação no entorno, sistema de drenagem pluvial e de compatibilização. A empresa responsável pela obra é a GP Engenharia LTDA.
*Texto alterado às 15h31 para correção na data da visita do governador ao canteiro de obras. Equivocadamente colocamos que a data foi nesta quarta, dia 12, mas na verdade foi na terça, dia 11. Pedimos desculpas.