Da redação, AJN1
Após longa reunião com o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), ocorrida nesta quarta-feira (31), no Palácio dos Despachos, em Aracaju, o governador Belivaldo Chagas decidiu autorizar o funcionamento de igrejas e templos religiosos somente neste fim de semana (sábado, 3, e domingo, 4), em virtude da celebração da Semana Santa, desde que se cumpram as medidas de biossegurança contra a proliferação da covid-19, além de capacidade reduzida a 30%.
Na ocasião, Belivaldo Chagas informou que decidiu manter o toque de recolher diariamente das 20h às 5h, além da suspensão das aulas presenciais nas redes pública e particular.
Essas medidas vigoram até o dia 7 de abril, quando acontecerá outra reunião do Comitê Científico para avaliar o cenário da covid-19 no Estado.
“Vamos manter até o dia 7 de abril as medidas que foram adotadas. A exceção vai se dá no fim de semana da Semana Santa, em respeito às pessoas que queiram fazer suas orações em templos religiosos. Neste caso, nós vamos suspender a proibição do fechamento das igrejas e templos religiosos no sábado, 3, e domingo, 4, de abril. Todos poderão praticar suas atividades religiosas neste fim de semana, mantendo a ocupação limitada a 30% para que não tenha problema de aglomeração”, destacou o governador durante entrevista coletiva.
No que concerne às aulas presenciais, a perspectiva é que sejam retomadas no dia 3 de maio. Por enquanto, apenas os alunos das séries infantis seguem frequentando as escolas.
“O retorno às aulas se dará a partir da primeira segunda-feira do mês de maio. Se nos próximos 15 dias a gente chegar à conclusão de que está havendo uma queda (no número de infecções e mortes pela covid-19), a gente pode até retroceder em uma semana. Por enquanto, fica previsto em 3 de maio o retorno presencial das aulas públicas e privadas, permanecendo o que está aí, que são as aulas do ensino infantil”, disse Belivaldo.