ARACAJU/SE, 23 de maio de 2025 , 9:01:23

Governo de Sergipe assina ordem de serviço para recuperação da escultura do caranguejo

 

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), finalizou o processo que resultará na quarta restauração da escultura do caranguejo gigante da Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia, em Aracaju. O ponto turístico, que recebeu uma vistoria nesta quinta-feira, 22, é considerado cartão-postal da capital dos sergipanos.

O secretário da Sedurbi, Luiz Roberto Dantas, e o artesão Ary Marques Tavares, responsável pela confecção da escultura e pelo serviço atual de recuperação, estiveram na Passarela para alinhar os últimos detalhes e assinar a ordem de serviço. Feita em fibra de vidro e pintada com tinta automotiva, a escultura que possui 7 metros de comprimento e 2,30 metros de altura, passou por restaurações em 2016, 2018 e 2021.

De acordo com o escultor Ary Tavares, os serviços iniciados serão concluídos em 30 dias. “A revitalização consiste inicialmente no lixamento de toda a escultura. Em seguida, serão aplicadas mantas de resina com talco e posteriormente outro lixamento. Feito isso, executaremos a correção de todas as fissuras existentes, e aplicaremos o primer, que vem a ser uma camada de preparação para melhorar a aderência e o acabamento, antes de realizarmos a pintura final”, detalhou.

Já o secretário Luiz Roberto ressaltou a importância do processo, especialmente com a proximidade das festas juninas: “No início do mês de abril, o governador Fábio Mitidieri solicitou que iniciássemos a contratação para a revitalização da escultura, que foi entregue à população em julho de 2014, na gestão do então governador Jackson Barreto. De propriedade do Governo do Estado, o caranguejo gigante é um dos mais importantes e visitados símbolos da orla de Atalaia, incrementa o turismo, e, após revitalizado, será um atrativo a mais para os turistas que visitarão a capital sergipana durante os festejos juninos”.

Você pode querer ler também