Da redação, AJN1
Após reunião semipresencial do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae) nesta quinta-feira, 1º, o governador Belivaldo Chagas decidiu pelo retorno das aulas presenciais para todas as séries a partir de 17 de agosto deste ano na rede pública estadual de ensino.
Já as escolas da rede privada ficam autorizadas o retorno para todas as séries a partir de 21 de julho. O mesmo vale para o retorno das aulas presenciais em todos os períodos letivos do Ensino Superior. Também ficam autorizadas, a partir do dia 21, o retorno dos cursos livres, incluindo preparatórios para concursos e pré-vestibulares, idiomas e outros.
Vale frisar que os estabelecimentos de ensino público ou privado deverão, sempre a critério dos pais ou responsáveis, oferecer aos alunos a opção pelo ensino presencial ou remoto, sendo garantida, para os que assim optarem, a permanência na modalidade integralmente remota. Em todos os casos, o retorno às atividades educacionais presenciais deve respeitar o cumprimento dos protocolos sanitários e a limitação da capacidade de alunos por sala obedecerá ao espaçamento mínimo entre carteiras de 1,5 m. Permanecem autorizadas, sem limitação de capacidade operacional, as atividades administrativas de apoio.
Atividades não essenciais
O Governo também definiu a autorização da abertura das atividades não essenciais e especiais, das academias e das praias aos domingos em todo o estado. Quanto aos eventos em geral, também está autorizada a realização presencial de eventos técnicos, científicos, corporativos, condominiais, comerciais, culturais e sociais, limitados à capacidade de 200 pessoas em ambientes internos e de 300 pessoas em ambientes externos a partir de 10 de julho de 2021.
Os eventos acima do quantitativo previsto no Decreto podem ser autorizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), mediante apresentação de projeto específico e atendimento a protocolos sanitários de especial rigor.
Eventos de lazer coletivo, a exemplo de shows, blocos e micaretas continuam proibidos.
Fica autorizada a realização de competições e eventos esportivos em geral, profissionais ou amadores, vinculados ao cumprimento de protocolos sanitários específicos, sem a presença de público.
Também fica autorizada a atividade de vaquejada, vinculada ao cumprimento de protocolos sanitários específicos, sem a presença de público.
Permanece vigente o toque de recolher das quintas-feiras aos sábados, das 22h às 5h do dia seguinte.
O que motivou as liberações?
O Governo justifica essas liberações em virtude da diminuição de novos casos e mortes pela covid-19 no estado nos últimos 14 dias, com redução de 30,6% dos internados totais. Sendo 23,1% de redução das UTIs e 38,8% de redução das enfermarias. Também nos últimos 14 dias, houve redução de 25,8% das internações no SUS e de 37,6% na rede privada. Além disso, Sergipe atingiu a marca de 33,7% da população vacinada com a primeira dose.
“Graças a Deus, as medidas restritivas que adotamos, como o toque de recolher, o aumento do número de leitos, o avanço da vacinação, e ao trabalho dos nossos profissionais de Saúde, temos hoje em Sergipe números comparáveis ao do início da pandemia em março de 2020, mas numa queda evidente e sustentável”, afirma Belivaldo.