ARACAJU/SE, 27 de julho de 2025 , 2:12:23

Sergipe e Ministério de Minas e Energia debatem desafios do setor de óleo e gás

Da redação, AJN1

Com o objetivo de articular órgãos estaduais, federais, empresas e governança para condução de temas estruturantes da cadeia de petróleo e gás natural, aconteceu nesta quarta-feira (15), por meio de videoconferência, a edição sergipana do Programa de Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres – Mesa Reate 2020.

O encontro é uma realização do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Governo Federal, com apoio e participação do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

“Temos uma tradição histórica nesta área, somos um estado privilegiado por ter petróleo e gás natural, tanto em terra quanto no mar, e estamos fazendo nossa parte para criar um ambiente favorável para a melhor utilização destes recursos. Seja na nossa infraestrutura ou nas questões regulatórias, nos adaptando de forma pioneira aos novos marcos como a nova Lei do Gás. Sergipe está preparado para honrar a posição de grande produtor de petróleo e como nova Estrela do Gás do Brasil”, disse o governador Belivaldo Chagas.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho, a Mesa fortalece a articulação local em todos os eixos que estruturam a cadeia de petróleo e gás natural. “É um momento de somar forças para superar desafios e estabelecer estratégias coletivas. Nesse sentido, o Governo de Sergipe vem se esforçando não só para atrair investimentos para o setor, mas também para criar um ambiente sustentável e competitivo do ponto de vista regulatório, tributário e estrutural. A Mesa Reate é um momento de expor o que vem sendo feito, e também de reafirmar compromissos e apresentar planejamentos para os próximos anos”, declarou.

 

Você pode querer ler também