ARACAJU/SE, 27 de julho de 2025 , 10:03:18

Governo de Sergipe hasteia bandeira de Israel, é criticado e retira

Da redação, AJN1

Na manhã dessa segunda-feira, o governo de Sergipe realizou o hasteamento da bandeira de Israel no mastro central do Palácio Governador Augusto Franco, sede do executivo estadual, em Aracaju. A ação, que ocorreu um mês após os ataques terroristas sofridos por Israel, gerou uma intensa repercussão nas redes sociais

De acordo com o governador Fábio Mitidieri (PSD), que foi alvo de críticas e elogios, o gesto foi de solidariedade ao país do Oriente Médio, uma resposta às manifestações de indignação mundial e seguiu a iniciativa de outros Estados da Federação, do Senado Federal e de diversos países que também demonstraram apoio a Israel. No entanto, logo após a imagem circular nas redes sociais e grupos de WhatsApp, a bandeira foi retirada do mastro central do palácio.

Em pronunciamento em sua conta no “X” (antigo Twitter), o governador Mitidieri afirmou que a medida foi adotada como um gesto de solidariedade.

“Há um mês nos somamos à indignação mundial e, assim como demais Estados da Federação, o Senado Federal e vários países, manifestamos nossa solidariedade a Israel pelos ataques terroristas sofridos, através do hasteamento da bandeira daquele país.”, escreveu ele.

“Absurdo: após a repercussão negativa, o Governo de Sergipe retira, mas não admite que errou, ao hastear a bandeira do Estado de Israel, demonstrando toda sua insensibilidade ao massacre imposto ao povo Palestino pela ocupação israelense da Faixa de Gaza”, criticou a deputada estadual Linda Brasil (Psol).

Você pode querer ler também