Da redação, AJN1
O Governo de Sergipe atendeu solicitação das Prefeituras e decretou situação de emergência nos municípios de Gararu e Frei Paulo – inseridos no recorte semiárido –, em virtude da seca que já começa a ganhar força em plena primavera.
Conforme os decretos, as chuvas do último inverno – embora acima da média para o período – não foram suficientes para a formação de grande estoque de água nos principais reservatórios, como açudes, tanques, barreiros e cisternas existentes nas zonas rurais desses municípios.
O decreto, publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (14), tem respaldo da Defesa Civil, que atestou a anormalidade no abastecimento hídrico. A vigência é válida até março de 2020.
Segundo relatório da Defesa Civil estadual, há outros três municípios com decretos de situação de emergência ativos por escassez hídrica: Pinhão, Poço Redondo e Nossa Senhora da Glória. Esse número pode subir nos próximos dias, isso porque Tobias Barreto, Canindé de São Francisco e Poço Verde aguardam publicação de calamidade hídrica.
Na semana passada, o governo já havia declarado situação de emergência, pelos mesmos motivos, no município de Monte Alegre, Alto Sertão.