Governo do Estado de Sergipe e Universidade Federal de Sergipe (UFS) firmaram uma cooperação técnica nesta quinta-feira, 9, com o propósito de facilitar a implementação de ações coordenadas voltadas para a saúde animal. A parceria tem como meta proporcionar atendimento, diagnóstico e procedimentos cirúrgicos a animais devidamente registrados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), por meio da Superintendência de Proteção Animal (SupAnimal). Esses serviços serão oferecidos de acordo com a disponibilidade do Hospital Veterinário da UFS, juntamente com outras iniciativas de interesse público.
Kitty Lima, superintendente da SupAnimal, expressou sua satisfação com a formalização do convênio, destacando sua importância para a causa animal. “Hoje é um dia de conquistas. A assinatura deste convênio com a Universidade Federal de Sergipe é motivo de grande alegria para todos nós. O Hospital Veterinário da UFS é reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho em nosso estado, e o governo, por meio da superintendência, está contribuindo para ampliar os serviços de saúde animal. Na próxima semana, iniciaremos as atividades dessa parceria”, comemorou Lima.
O reitor da UFS, professor Valter Joviniano de Santana Filho, ressaltou a relevância da cooperação técnica, enfatizando o papel da universidade no processo. “Estamos formalizando mais uma colaboração com o governo estadual, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. A Universidade Federal de Sergipe, por meio de seus cursos de graduação, fornecerá serviços à Superintendência de Proteção Animal, auxiliando na prestação de cuidados aos animais em nosso Hospital Veterinário, o que também contribuirá para a formação de nossos alunos”, explicou.
O convênio terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por meio de aditivos, com um limite máximo de cinco anos. O reitor Valter Joviniano agradeceu ao governo estadual por sua confiança na instituição e salientou que essa iniciativa permite à universidade se aproximar ainda mais da sociedade, oferecendo uma formação qualificada aos alunos e atendendo às necessidades reais dos tutores de animais.
Com informações da ASN.