Nesta quinta (4) e sexta-feira (5), Sergipe recebe o seminário “Proteger e Educar Crianças e Adolescentes no Ambiente Digital”, realizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) em parceria com o Governo do Estado de Sergipe e a Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro. O primeiro encontro acontece em Aracaju, às 9h desta quinta, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), e o segundo em Nossa Senhora do Socorro, no Centro de Excelência Profissionalizante Professora Neuzice Barreto, das 8h às 12h30.
Os eventos têm como público-alvo secretários e secretárias municipais de educação, coordenadores pedagógicos de escolas públicas e privadas, representantes de Diretorias Regionais de Educação, organizações da sociedade civil com atuação na educação não formal, além de agentes públicos que trabalham na proteção da infância e adolescência nas áreas de saúde, assistência social e direitos humanos. A programação inclui duas mesas de debates e espaço para diálogo com os participantes.
O objetivo é divulgar a publicação Crianças, Adolescentes e Telas: Guia para Usos de Dispositivos Digitais como referência para ações de proteção de direitos no ambiente digital, promover as Diretrizes Operacionais Nacionais sobre o uso de dispositivos digitais em espaços escolares e incentivar a implementação obrigatória da Educação Digital e Midiática na educação básica até 2026. Também serão apresentados os guias e cursos do MEC disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVAMEC).
“O Guia é um documento oficial com análises e recomendações sobre o tema, baseado em evidências científicas e nas melhores práticas internacionais, inteiramente comprometido com a construção de um ambiente digital mais saudável e seguro. Seminários como este são fundamentais, pois permitem a troca de experiências, a reflexão coletiva e a disseminação de boas práticas, aproximando gestores, educadores e famílias das estratégias mais eficazes para lidar com o uso da tecnologia por crianças e adolescentes. Precisamos enfrentar esse desafio e, ao mesmo tempo, aproveitar as potencialidades da tecnologia para promover inclusão e desenvolvimento”, ressalta David Almansa, diretor de Direitos na Rede de Educação Midiática da Secom-PR.
Fonte: Secom PR