Com o objetivo de apoiar a criação de um hackathon, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), lançou o edital nº 19/2025 para o programa de ideação “Apoio à Realização de Hackathon na Rede Pública Estadual de Educação”. O edital conta com investimento global de R$ 74 mil.
Professores e pesquisadores da rede pública, vinculados ao Governo de Sergipe, podem enviar as propostas, eletronicamente, até o dia 5 de outubro de 2025. O programa, lançado pela Fapitec/SE,visa o desenvolvimento de ferramentas pedagógicas no formato de jogos digitais, explorando as técnicas de programação de dados, na busca de projetos que demonstrem o potencial de transformar o processo de ensino e aprendizagem de forma interativa e engajadora.
Segundo o diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, trazer o hackathon para a comunidade escolar de Sergipe é importante para o desenvolvimento dos estudantes. “O programa é um grande incentivo para os alunos do estado explorarem suas ideias. Este edital fomenta a inovação tecnológica desde a base, reunindo talentos diversos para criar soluções conjuntas, preparando os jovens para o futuro”, frisa.
Já o secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, destaca a importância de cada edital lançado. “Estamos sempre trabalhando para fomentar a pesquisa e a inovação de Sergipe, incentivando e fortalecendo não só pesquisadores e professores, mas também os estudantes que têm papel fundamental no desenvolvimento do estado”, afirma.
Apoio e propostas
O edital apoiará dez projetos, cada um com o valor total de até R$7.400. As propostas deverão ser enviadas através de protocolo externo do e-DOC Sergipe à Fapitec/SE. O resultado preliminar está previsto para dia 6 de novembro de 2025.
Para mais informações, basta acessar o site www.fapitec.se.gov.br e acessar a aba “editais”.
Fonte: Secom