ARACAJU/SE, 28 de novembro de 2024 , 2:43:49

logoajn1

Governo Lula decreta luto oficial de três dias por morte de Silvio Santos

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou neste sábado (17) luto oficial de três dias em todo o país pela morte do apresentador e empresário Silvio Santos, aos 93 anos, em São Paulo. O decreto saiu em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

O dono do SBT morreu no hospital Albert Einstein. Ele estava internado desde o início do mês. A informação da sua morte foi confirmada pelo SBT pelas redes sociais.

“É declarado luto oficial em todo o país, pelo período de três dias, contado da data de publicação deste decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Senor Abravanel, Silvio Santos, ex-apresentador de televisão e empresário brasileiro”, diz o decreto.

O luto oficial é considerado um ato simbólico, para homenagear uma pessoa relevante para a nação. Sendo assim, por se tratar de um ato simbólico, não é feriado nem ponto facultativo. Não há também alteração no funcionamento das repartições públicas.

Além disso, as bandeiras do Brasil são hasteadas a meio mastro em órgãos públicos.

Mais cedo, Lula lamentou a morte do dono do SBT e afirmou que ele é “a maior personalidade da história da televisão brasileira, e um dos grandes comunicadores do país”. O petista prestou homenagem nas redes sociais.

Confira a íntegra da manifestação:

Sílvio Santos foi a maior personalidade da história da televisão brasileira, e um dos grandes comunicadores do país.

Carioca, filho de imigrantes, Senor Abravanel, seu nome de batismo, foi um empreendedor que iniciou sua vida como vendedor ambulante e construiu uma grande rede de TV e empresas dos mais diversos setores: financeiro, industrial e de comércio. Mas será sempre lembrado como Sílvio Santos, o rosto e a voz dos domingos de milhões de brasileiros e brasileiras, querido pelas suas “colegas de trabalho”, como carinhosamente chamava as telespectadoras.

Com seu talento e carisma lançou e deu apoio a muitos talentos da televisão, do humor e do jornalismo. Era uma das pessoas mais conhecidas e queridas do nosso país. Ao longo dos anos, nos encontramos em programas de TV, reuniões e conversas, sempre com respeito e carinho. A sua partida deixa um vazio na televisão dos brasileiros e marca o fim de uma era na comunicação do país.

Meus sentimentos e solidariedade para sua esposa, suas seis filhas, todos os familiares, amigos, trabalhadores de suas empresas e fãs pelo Brasil.

Fonte: CNN Brasil

Você pode querer ler também