Da redação, AJN1
São quatro quilômetros de extensão e uma morosidade que já acumula quase cinco anos desde a primeira visita ao canteiro de obra, em meados de 2011, feita pelo então governador Marcelo Déda. Esse é o atual Raio X das obras referentes à nova entrada de Aracaju, que interligará o entroncamento das BR’s 101 e 235, no município de Nossa Senhora do Socorro, às avenidas Santa Gleide, Maranhão e Coelho e Campos, em direção ao Centro da capital.
O governo do Estado, responsável pelo projeto, por meio da execução da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), havia anunciado, no primeiro semestre deste ano, que a rodovia seria entregue em julho, mas teve que queimar mais um prazo, alegando que as chuvas prejudicaram o andamento dos serviços.
A reportagem da AJN1 entrou em contato com o assessor de Comunicação da Seinfra, Nivaldo Cândido, e perguntou se as chuvas que caíram no período foram mesmo determinantes para retardar a obra, tendo em vista que o próprio Centro de Meteorologia de Sergipe atestou, recentemente, que o índice pluviométrico ficou abaixo da média entre maio e julho deste ano, com predominância de dias ensolarados.
Firme, Nivaldo sustentou o argumento. “O que eu tenho a dizer é que, com chuva, não há obras. Choveu bastante, sim, e isso criou dificuldades”, afirmou ele.
No último mês de maio, a assessoria de Comunicação da Seinfra soltou um release à imprensa informando que a obra estava com 95% concluída. Ao AJN1, Nivaldo Cândido reafirmou que “a obra está a todo vapor e com cerca de 90% concluída”, ou seja, com decréscimo de 5%.
Recursos
Para a construção da nova “porta de entrada” de Aracaju, os recursos, provenientes do programa Sergipe Infraestrutura, ultrapassam a cifra de R$ 24 milhões. Desses, R$ 7,6 milhões foram destinados a desapropriações de terrenos e casas.
Canteiro
Segundo a Seinfra, neste momento, um grupo de 30 funcionários trabalha na aplicação da última camada de pavimentação asfáltica, que já cobre parte de um dos sentidos da via. Posteriormente, serão implantadas a sinalização horizontal e vertical, além da aplicação de grama em formatos de placa, garantindo um aspecto visual mais bonito.