Nos dias 15 e 16 de julho, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), realizará o Seminário de Inovação do Estado de Sergipe, com a finalidade de apresentar as novas diretrizes estratégicas para a construção de uma agenda de inovação do Estado.
O seminário contará com a presença de autoridades vinculadas à área de inovação, como o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Guila Calheiros, que apresentará a Política Nacional de Inovação e das ações do Governo Federal para fomento ao ambiente e projetos de Inovação pelo MCTI.
Durante o evento, o governador Fábio Mitidieri sancionará o Projeto de Lei de nº 267/2024, que institui o Novo Marco Legal da Inovação, aprovado pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na última terça-feira (9).
“A realização do Seminário de Inovação e a aprovação da lei que garante o Marco Legal de Inovação marcam o início de construção de uma Agenda Estratégica de Inovação do Estado de Sergipe, que tem sido pensada e construída em diálogo com múltiplos atores vinculados ao Estado, sobretudo a Sedetec e associadas, à sociedade civil, à academia, às iniciativas empresariais e à indústria. Essa agenda estratégica tem como direcionamento a inovação da Administração Pública Estadual e também a inovação de Sergipe como um todo, com a adoção de uma política clara de fomento e incentivo à inovação nos diversos arranjos produtivos, com foco no desenvolvimento econômico de Sergipe e levando o futuro que queremos para toda a população”, ressalta o secretário de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira.
Também haverá o lançamento dos editais TECNOVA III, pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), um edital voltado para desenvolvimento de produtos e processos inovadores para empresas sergipanas; e do edital Startup Nordeste, pelo Sebrae Sergipe e Nacional, além da divulgação de outros editais de inovação abertos pelo Brasil.
No âmbito estadual, serão apresentadas as agendas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Fapitec e também haverá painéis sobre fomento à inovação dos sistemas agroindustriais pela Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e apresentação do Projetar-SE, pela Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), bem como a realização de oficinas tecnológicas do TECNOVA III e oficinas temáticas da Fapitec com foco na construção da Agenda Estratégica de Inovação do Estado de Sergipe.
Para a subsecretária de Transformação Digital e Inovação da Seplan, Andrea Macedo, o Seminário de Inovação marcará o início de um novo momento para Sergipe. “Teremos a sanção da nova Lei de Inovação pelo governador Fábio Mitidieri, e com este marco legal várias possibilidades para impulsionar a inovação sergipana. As oficinas temáticas possibilitarão construir junto com representantes do governo estadual, municípios, instituições de pesquisa e setor privado um plano de ação para os próximos anos”, destacou Andrea.
Compõem o público-alvo do evento as secretarias e órgãos do Governo ligados à tecnologia e inovação, além de convidados externos e instituições do ecossistema de Inovação do estado, mediante inscrição prévia.
O Seminário de Inovação de Sergipe conta com o apoio da Sedetec, Fapitec, SergipeTec e Instituto Banese.
Fonte: Secom