O Grupamento Tático Aéreo de Sergipe (GTA/SE) realizou neste final de semana mais um treinamento de Resgate e Salvamento em mar aberto. A atividade aconteceu na região de praia do bairro Coroa do Meio, próximo ao farol e contou com a participação dos Guarda-vidas do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (GMAR) e Tripulantes Operacionais do GTA/SE.
Na ocasião, o helicóptero do grupamento Falcão 01, comandado pelo capitão do Corpo de Bombeiros, Leonardo dos Anjos e pelo Co-piloto, Fernando Argollo, realizou o lançamento de guarda-vidas e tripulantes operacionais em alto mar, enquanto um mergulhador do GMAR simulava uma vítima em situação de afogamento iminente.
As equipes que saltavam da aeronave para o resgate aquático, realizavam a abordagem da vítima na água seguindo as técnicas exaustivamente repassadas em solo e só então, a vítima e resgatistas eram "pescadas" e içadas pelo helicóptero através de um equipamento chamado "Puçá", que possui o formato semelhante a um cesto.
"Este tipo de capacitação é imprescindível para o aprimoramento das técnicas de resgate, tanto das equipes que compõe o GTA, quanto as equipes do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros. Por isso realizamos o treinamento em conjunto, intensificando as atividades e melhorando cada vez mais o entrosamento das equipes. Na prática, podemos afirmar que mais vidas serão salvas", informou o capitão Leonardo.
Na semana passada, os pilotos e tripulantes do GTA concluíram outra etapa do treinamento de combate a incêndio com o "Bambi Bucket". "As atividades que desempenhamos envolvem critérios técnicos muito específicos onde a segurança de vôo é nossa maior prioridade, por isso apoiamos a total integração entre as equipes que atuam tanto na terra, no céu e no mar. Quem ganha com isso é a população sergipana", ressaltou o coordenador do GTA Virgílio Dantas