O Grupo de Teatro Boca de Cena realiza de 11 a 13 de dezembro a última Blitz Cultural de 2025, com o tema “O tempo é de festa, o gesto é de luta”, e que anuncia a chegada do Natal levando as luzes das artes para a população sergipana. Em clima natalino, a mostra conta com as participações especiais da Trupe Arlequin, companhia cênica circense da Paraíba, e da banda sergipana “Samba do Arnesto”, que fará o show de encerramento da programação. A entrada é gratuita.
Com 17 anos de estrada, a Trupe Arlequin traz para Aracaju a apresentação “Xulé a La Carte”, um espetáculo híbrido entre as linguagens do circo, do teatro e da performance, e que leva para o picadeiro diversas cenas cômicas do universo da palhaçaria contemporânea. Além de ter passado por diversos municípios brasileiros, a obra já foi apresentada no exterior em cidades como Lisboa e Porto (Portugal), San Martin e Avellaneda (Argentina), e Bogotá (Colômbia).
Os artistas da companhia paraibana, Diocelio Barbosa e Jonathan Silva, chegam também para trocar experiências e debater com os atores e diretores sergipanos sobre “Cenários de criação e sustentabilidade: desafios e estratégias na gestão de grupos teatrais no Nordeste”. A mesa de debates terá também as participações de Lindolfo Amaral (Grupo Imbuaça) e Anne Mariane (Aldeia Circo), com mediação da dramaturga Euler Lopes.
A programação cênica da Blitz Cultural conta ainda com a performance “Sujeira”, o exercício performático que integra o programa de formação em teatro do Boca de Cena e que será realizado pelos alunos do semestre; a apresentação “LED: amor de bicha é um espetáculo”, protagonizada pelo ator Igor Galvão; e a participação da Companhia Teatro Esporte, que traz para o palco o universo da improvisação teatral.
Entre as atrações musicais, o público poderá curtir os shows da atriz e cantora Ana Kelly Melo, com participações de Marília Vasconcelos e Edson Pikenno; e da banda Samba do Arnesto, que fecha a última Blitz Cultural de 2025 com muito samba no pé.
As atividades dessa semana também marcam o encerramento do ciclo de celebração alusivo aos 20 anos da companhia sergipana, que desde setembro movimenta a Zona Norte de Aracaju com ações especiais. Diversos artistas locais, nacionais e internacionais passaram pelo Bugio nos últimos meses, compartilhando suas criações e fortalecendo ainda mais essa rede de cultura e afeto.
“Final de ano é tempo de celebrar as vitórias de mais um ciclo que termina; é comemorar porque seguimos vivas. Mas, não podemos esquecer que a luta para que as pessoas possam ter acesso e se encontrar nas artes continua. A arte liberta e cura, e em 2026 a Blitz Cultural seguirá aqui no Bugio e nas ruas de Aracaju, sempre gratuita e com muita cultura e alegria para nossa população”, salienta o diretor do Boca de Cena, Rogério Alves.
Confira abaixo a programação completa da última Blitz Cultural do ano.
Quinta-feira (11)
- 19h – Performance “Sujeira”, com os alunos do curso semestral de teatro do Ponto de Cultura Boca de Cena
- 19h30 – Mesa de debates “Cenários de criação e sustentabilidade: desafios e estratégias na gestão de grupos teatrais no Nordeste”, com Diocelio Barbosa e Jonathan Silva (Trupe Arlequim/PB), e os sergipanos Lindolfo Amaral (Imbuaça), Anne Mariane (Aldeia Circo) e mediação de Euler Lopes (A Tua Lona)
Local: Sede do Grupo Boca de Cena (Rua Quatro, n. 80 – Jardim Centenário)
Sexta-feira (12)
- 19h30 – Espetáculo “Xulé à la Carte”, da Trupe Arlequim (PB)
- 20h30 – LED, amor de bicha é um espetáculo, com Igor Galvão.
Local: sede do Grupo Boca de Cena (Rua Quatro, n. 80 – Jardim Centenário)
Sábado (13)
- 17h30 – Show de Ana Kelly Melo, com participações de Marília Vasconcelos e Edson Pikenno
- 19h – Companhia Teatro Esporte no Bugio
- 20h – Show da banda Samba do Arnesto
Local: Praça Osvaldo Mendonça – final de linha do Bugio
Fonte: Assessoria de Imprensa





